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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 941-1

Oral (Tema Livre)


941-1

O monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem criatividade: diferenças entre grupos de desempenho

Autores:
Deffendi, Luma2, Schelini, Patrícia2
2 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 São Carlos - São Paulo - Brasil)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A metacognição é entendida como o conhecimento que o indivíduo possui sobre seus próprios processos cognitivos e que permite o monitoramento, a regulação e avaliação de suas atividades cognitivas. Em pesquisas sobre o monitoramento metacognitivo este processo é avaliado com frequência por meio de julgamentos, que constituem uma ferramenta de avaliação da metacognição. Sob o ponto de vista cognitivo, a criatividade, por sua vez, é o nome dado a um grupo de processos que possibilita variações em conceitos, de forma a facilitar a elaboração de novas e inéditas formas de agrupamento. O presente estudo teve como objetivo investigar o monitoramento metacognitivo de universitários inseridos nos subgrupos de participantes com melhores e piores desempenhos em um teste de criatividade. Participaram da pesquisa 40 estudantes universitários, de ambos os gêneros, sendo a eles apresentado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance - Versão Verbal. Após a aplicação do teste de criatividade, eles foram solicitados a emitir estimativas sobre o seu desempenho. Tais estimativas são os julgamentos que correspondem ao monitoramento metacognitivo. Para quase todas as características investigadas, os dados indicaram a presença de correlações maiores entre desempenho estimado e desempenho real no grupo com escores mais altos no teste de criatividade, o que parece fortalecer as evidências de que o monitoramento tende a ser melhor entre os participantes com desempenho superior nas atividades cognitivas em geral.

Palavras-chave:
 Avaliação, Criatividade, Monitoramento, Metacognitivo, Universitários