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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 942-2

Poster (Painel)


942-2

Evidências preliminares de validade de um inventário breve de procrastinação acadêmica

Autores:
NUNES, C. A. M.1, GEARA, G. B.2, TEIXEIRA, M. A. P.2, NASCIMENTO, P. P.1, HAUCK FILHO, N.1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro, Itatiba - São Paulo CEP 13251-900), 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2600, Santana, 90035003 - Porto Alegre, RS – Brasil)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Procrastinação acadêmica caracteriza-se pelo adiamento não estratégico de compromissos, o que implica protelar o início ou a conclusão de ações ou decisões relacionadas ao estudo. A presente pesquisa descreve a construção de uma nova ferramenta de autorrelato com a finalidade de avaliar um amplo espectro latente de procrastinação acadêmica. A construção dos 60 itens preliminares foi baseada em sete aspectos da procrastinação por Klingsieck (2013), envolvendo uma consulta a instrumentos internacionais sobre procrastinação e ao International Personality Item Pool (ipip.ori.org). Os participantes foram 172 estudantes universitários de diversos cursos de graduação de uma universidade do interior de São Paulo (média de idades = 23,66, desvio-padrão = 6,61, 68% mulheres). Após algumas análises iniciais, foi escolhido um conjunto de 20 itens, que se revelaram adequados para uma análise fatorial, KMO = 0,89. A análise paralela sugeriu a retenção de três fatores, mas o método Hull sugeriu apenas um, solução que foi escolhida por apresentar maior coerência teórica. O método de estimação Unweighted Least Squares com correlações policóricas revelou que todos os itens apresentaram cargas fatoriais entre 0,49 e 0,81 (desconsiderando o sinal da carga). A fidedignidade encontrada para os itens foi de 0,91 de acordo com o coeficiente alfa e 0,93 para o coeficiente ômega. Uma análise da curva de informação do teste revelou uma ampla cobertura do traço latente, especialmente entre o intervalo de -2 a +4, totalizando 75,12 pontos de informação. Os achados sugerem ser os 20 itens finais avaliativos de um amplo espectro de um continuo latente de procrastinação acadêmica. Futuros estudos deverão investigar novos aspectos da validade do instrumento, como a correlação com variáveis externas teoricamente relevantes. A plausibilidade de uma estrutura bifator, com um fator geral e fatores específicos também deverá ser investigada.

Palavras-chave:
 Análise Fatorial, Procrastinação Acadêmica, Psicometria