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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 944-2

Oral (Tema Livre)


944-2

Avaliação Psicológica em Deficiência intelectual: Teste Raven e Escala SIS como instrumentos de apoio

Autores:
Sônia Mendes Lopes2,3, Ediclea Mascarenhas de Fernandes1, Débora Miranda Coelho1
1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rua São Francisco Xavier, nº 524 - Maracanã - RJ), 2 UFF - Universidade Federal Fluminense (Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói), 3 FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica (Rua Clarimundo de Melo, nº 847, Quintino)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

INTRODUÇÃO: O Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven é utilizado para identificar deficiência intelectual (DI) e contribui para que a Escala SIS (Escala de Intensidade de Suporte) seja validada no Brasil. Esta validação visa o fornecimento de um instrumento capaz de avaliar a funcionalidade de jovens /adultos brasileiros com DI para elaborar um Planejamento de Ensino Individualizado (PEI). Na Região Sudeste, este procedimento tem ocorrido em parceria com três universidades públicas e se concretiza num Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) de jovens/adultos com DI, no município do Rio de Janeiro. OBJETIVO: Apresentar discussão em relação à relevância da avaliação psicológica em educação especial, por meio do Teste Raven e da Escala SIS, no referido CAEP. METODOLOGIA: A pesquisa é qualitativa e vem sendo feita revisão bibliográfica sobre o tema. Pretende-se realizar a Escala SIS com 100 responsáveis de alunos dos cursos profissionalizantes do CAEP. Os alunos têm entre 19 e 42 anos. Para realização da pesquisa está sendo aplicado o Teste Raven com vistas à identificação da DI. RESULTADOS: Até o momento foram entrevistadas, por meio da escala SIS, 33 responsáveis. 35 alunos responderam ao teste Raven. As entrevistas mostram pouco reconhecimento das funcionalidades, das capacidades e das habilidades dos sujeitos. O teste tem comprovado a existência de DI. CONCLUSÃO: Apesar da existência da DI, a Escala SIS aponta para competências dos alunos pouco exploradas devido à baixa credibilidade atribuída por parte dos familiares. Projetos que visem empoderar os estudantes deste CAEP são necessários. É importante a participação dos responsáveis na ampliação das capacidades, na participação dos PEIs e nos planos de transição para a vida adulta. Embora seja reduzido o investimento de familiares e demais educadores, ele existe. Incluir com qualidade pessoas com DI passa por pesquisas que auxiliem a mudar a representação social destes sujeitos.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Deficiência Intelectual, Educação Especial, Escala SIS, Teste Raven