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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 964-1

Oral (Tema Livre)


964-1

A influência das funções executivas no processo de aprendizagem.

Autores:
OLIVEIRA, S. D.1, ELIAS, N. C.; ELIAS, NASSIM CHAMEL1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A neuropsicologia trata-se de uma ciência que permite traçar o perfil dos comprometimentos cognitivos e das habilidades preservadas afim de possibilitar delineamentos de tratamentos e práticas educativas e clínicas adequadas, almejando melhor qualidade de vida do indivíduo. Dentre as habilidades cognitivas investigadas pela neuropsicologia, as funções executivas, associadas a região pré-frontal cerebral, referem-se a um sistema de gerenciamento cuja responsabilidade abarca não só o processamento cognitivo, como também decisões pessoais e interações sociais que envolvem desejo e motivação. O presente trabalho tem como objetivo, por meio de revisão de artigos publicados em periódicos com revisão aos pares, apresentar a influência das funções executivas na aprendizagem. Os resultados da busca indicaram que a aplicação de testes neuropsicológicos encontra-se ainda incipiente no Brasil, pois são escassos os trabalhos publicados na área, assim como os testes padronizados para a população brasileira que avaliem as funções executivas. No entanto, os resultados apresentam a relevante influência das funções executivas no processo de aprendizagem. O conhecimento das disfunções possibilita intervenções através do direcionamento nas ações pedagógicas e clínicas para que o potencial máximo do aluno possa ser explorado e novos repertórios instalados. Como também, permite verificar as mudanças que ocorrem ao longo das intervenções, sejam elas pedagógicas, clinicas, cirúrgicas ou farmacológicas, para o redirecionamento nas ações. É importante destacar que quanto mais cedo as disfunções forem identificadas e tratadas, maior a chance de alcançar melhores desempenhos nos indivíduos.

Palavras-chave:
 Neuropsicologia, Aprendizagem, Funções Executivas