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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 976-2

Poster (Painel)


976-2

Raciocínio Espacial e Atenção Espacial: estudo exploratório

Autores:
VIEIRA,M.D.1, CASTRO, N.R.1, POLETO, M.L.F.1
1 FACISA - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (Av. Maria de Paula Santana, n 3815 Silvestre - Viçosa- MG)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Atenção e Inteligência são construtos moderadamente relacionados com maior ou menor índice de correlação a depender das tarefas propostas para sua mensuração. No caso da atenção, embora mais comuns os testes de cancelamento, existem outras formas de operacionalizar sua avaliação dependendo do interesse em especificidades do processo, como, por exemplo, aspectos espaciais. De modo semelhante, a inteligência pode ser avaliada em termos gerais, ou específicos, como o Raciocínio Espacial. Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre o Raciocínio Espacial e a Atenção Espacial. Participaram do estudo 69 pessoas, com idade entre 19 e 55 (M=25,57; DP=8,42) anos, sendo 62 (89,90%) mulheres. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) que avalia a atenção em três níveis de dificuldade (Atenção Básica, Intermediária e Superior), além do Escore Total; e a Prova de Raciocínio Espacial (RE) integrante da Bateria de Provas de Raciocínio-5 (BPR-5). Foram utilizadas estatísticas não-paramétricas. Os resultados da correlação entre a RE e a EASV indicaram magnitudes baixas e positivas para a medida de Atenção Intermediária, Superior e a Escore Total, enquanto que com a Atenção Básica foi moderada e positiva. Quando verificou-se diferenças de média no raciocínio espacial em decorrência alto e baixo desempenho na EASV obteve-se diferenças significativas em Atenção Básica e Intermediária, mas não em Atenção Superior e Escore Total. Embora fosse de se esperar que ao aumento da exigência atencional, correspondesse maior exigência do raciocínio espacial, as menores magnitudes entre os construtos a níveis mais difíceis de atenção explica-se pela diminuição do número de acertos, e, conseqüentemente, da variabilidade dos fatores mais complexos e, por conseqüência, do Escore Total. Estudos mais amplos devem ser realizados incluindo pessoas com nível atencional superior.

Palavras-chave:
 Atenção, Inteligência, Processos cognitivos