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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 980-2

Oral (Tema Livre)


980-2

Validação de uma escala para avaliar ansiedade social em adolescentes: Desafios e resultados parciais

Autores:
Vasconcellos, S. J. L.1, Silveira, J. F.1, Santos, B. S.1, Freitas, P. O.1, Ferraz, R. C.1, Morais, L. Q.1, Mazarro, C. D.1, Rizzatti, M.1, Moraes, F. O.1, Schmitz, B. S.1, Cas, A. R.1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (Av. Roraima 1000 - Santa Maria - RS)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Determinados sinais de timidez podem apenas indicar que um indivíduo evita situações de maior contato social. Quando, no entanto, esses mesmos mecanismos de evitação exacerbam, causando sofrimento psíquico e impelindo o adolescente a adotar estratégias para minimizar a ansiedade, as consequências podem ser mais severas. Tem-se, nesse caso, um Transtorno de Ansiedade Social. O presente trabalho objetiva explicar o processo de validação da Escala de Detecção de Ansiedade Social (EDAS) em jovens brasileiros, apresentando seus resultados parciais. De autoria de José Olivares e Garcia-Lopez, esse mesmo instrumento foi construído na Espanha a partir de um rol de itens referenciando os critérios diagnósticos do DSM. O primeiro conjunto de itens busca avaliar os componentes cognitivos do transtorno (critério A), sendo o restante voltado para medidas de medo e evitação (critérios B-D), bem como a intensidade da interferência que a ansiedade social é capaz de produzir (critério E). A versão resultante abarca 26 itens, sendo dois deles dicotômicos e os demais respondidos a partir de uma escala likert. Até o momento, foram avaliados 335 estudantes do ensino médio no Brasil com idade entre 14 e 20 anos, sendo que a escala apresentou uma ótima consistência interna (Alfa de Cronbach = .91). O trabalho proposto objetiva discorrer ainda sobre os desafios de avaliar adolescentes no que se refere a esse construto específico. Busca explicitar os procedimentos que estão sendo empregados na coleta de dados, bem como demonstrar para estudantes e pesquisadores as possibilidades futuras no que se refere ao uso de um instrumento adaptado para adolescentes e jovens adultos, considerando, para tanto, os correlatos da fobia social que também estão sendo mensurados. Entende-se que a apresentação oral desta proposta pode fomentar avanços na pesquisa sobre ansiedade social no Brasil.

Palavras-chave:
 Ansiedade Social, Fobia Social, Psicometria, Adolescentes, Ansiedade