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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 990-1

Poster (Painel)


990-1

AS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores:
Tatiane Maria Redante1,1, Vanessa Vieira1,1, Nadine Teixeira Pilotto Fabiani1,1, Patrícia Di Francesco Longo1,1
1 IDEAU - Faculdades Ideau (Rua Jacob Gremmelmaier, 215. Centro. Getúlio Vargas - RS - CEP: 99.900-000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Resumo: Este artigo é resultado de um trabalho elaborado pelo curso de Psicologia da Faculdade IDEAU, campus de Getúlio Vargas/RS, cujo objetivo foi investigar a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e propor estratégias para trabalhar as Inteligências Múltiplas nos conteúdos curriculares habituais da Educação Infantil. Considerando que as inteligências múltiplas tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, é possível por meio do estímulo das mesmas proporcionar um ensino e aprendizagem prazerosos e significativos, desde a educação infantil, por esta ser o primeiro contato da criança com o cotidiano e o meio escolar. Este estudo descreveu o quanto o meio, classe social, os estímulos, a realidade de vida de cada aluno e todas as atividades cotidianas influenciam na determinação das inteligências. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado, uma visita em uma escola municipal de Educação Infantil, a qual atende crianças de 0 a 4 anos de idade, em sua grande maioria em tempo integral. Os dados foram coletados a partir de entrevista com as educadoras e foi possível evidenciar que a escola trabalha de diversas maneiras a inclusão das inteligências na educação infantil. Para as autoras, a experiência configurou-se no pensar crítico e no resignificar o processo educativo, para que este seja estimulante, oferecendo um ambiente escolar que estimule o desenvolvimento de todas as inteligências, garantindo uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave:
 Educação Infantil, Estímulo, Inteligência, Inteligências Múltiplas