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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 999-1

Oral (Tema Livre)


999-1

O ENFRENTAMENTO DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA

Autores:
Ana Luísa Guimarães1,2, Nichollas Areco1,2, Sonia Pasian1
1 FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900 - Ribeirão Preto, SP), 2 HCFMRP-USP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de RP - USP (Campus Universitário USP - Ribeirão Preto, SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: O câncer pode ser compreendido como significativo fator de risco ao desenvolvimento infantil, fazendo-se relevante compeender estratégias de organização psíquica vivenciadas nesse processo para se oferecer adequada assistência profissional a crianças e adolescentes com neoplasias. Objetivo: O presente trabalho objetivou sistematizar informações da literatura científica acerca das estratégias de enfrentamento de crianças/adolescentes frente ao câncer. Método: Para tanto, foi realizada revisão sistemática de estudos em bases bibliográficas nacionais e internacionais (BVS; PsycInfo; Scopus; WebOfScience), focalizando a intersecção entre os unitermos: desenvolvimento infantil; câncer; enfrentamento. Resultados: Inicialmente foram encontradas 88 publicações. Excluídos os trabalhos que não abordavam o enfrentamento da criança, não configuravam artigo científico ou não estavam disponíveis na íntegra, chegou-se a um conjunto de 16 artigos científicos, publicados entre 1979-2014, material sistematicamente avaliado em função de seus objetivos, principais conteúdos e conclusões. Os achados da presente revisão bibliográfica apontaram que os principais objetivos dos estudos voltaram-se ao exame de dificuldades vivenciadas pelas crianças/adolescentes; dinâmica familiar; intervenções focais; enfrentamento. Os artigos destacaram, como vivências relevantes do adoecer oncológico na infância e adolescência: restrição de atividades; realização de procedimentos invasivos; sensação de vulnerabilidade/impotência; luto por ‘perdas’ reais/simbólicas, demandando assistência integral ao paciente e sua família. Identificaram grande diversidade de formas de manejo das dificuldades relacionadas ao tratamento, envolvendo três eixos: a) controle de emoções e da impulsividade diante de estressores; b) foco em comportamentos adaptativos; c) busca por informação associando-se a desfechos desenvolvimentais positivos para os sobreviventes. Conclusões: Os estudos apontaram a importância do desenvolvimento de recursos profissionais para atender estes pacientes, compreendendo o enfrentamento do câncer como processo complexo e multifatorial. Os achados também sinalizaram a diversidade de parâmetros e a adoção de metodologias inespecíficas em pesquisas representando obstáculos à construção de uma conclusão uníssona para a presente revisão bibliográfica, sugerindo tratar-se de tema relevante a ser investigado.

Palavras-chave:
 Oncologia Pediátrica, Avaliação Psicológica, Enfrentamento