Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1006-1

Oral (Tema Livre)


1006-1

Relações entre as características de temperamento, otimismo e pessimismo com os índices de satisfação com a vida e estresse

Autores:
Clarissa1, Bruno2, Patrícia3, Helder4, Sílvia1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 104, Porto Alegre, RS, Brasil - CEP: 90035-003), 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Avenida Pauster, 250, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP: 22290-902), 3 NATURA INOVAÇÃO - Natura Inovação Pesquisas Avançadas em Ciências do Bem-estar (Rodovia Anhanguera Km 30,5, Cajamar, SP, Brasil, CEP: 07790-190)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As características pessoais, como o temperamento (vontade, desejo, raiva, inibição, sensibilidade, coping, controle, ansiedade, e estabilidade), otimismo e pessimismo impactam sobre os índices de bem-estar dos indivíduos. Desta forma, o presente estudo objetivou investigar o impacto das dimensões do temperamento, otimismo e pessimismo sobre os índices de satisfação com a vida e estresse dos indivíduos. A amostra foi composta por 1.739 (62,7% mulheres) participantes, com idades média de 38,6 anos (DP = 16,1 anos). Foi realizada uma path-analyses, a fim de investigar o impacto das características de temperamento, otimismo e pessimismo sobre os níveis de satisfação com a vida e estresse. Os resultados evidenciaram que maiores níveis de vontade ( = 0,40) e otimismo ( = 0,24) estiveram associados a índices mais altos de satisfação com a vida. A presença de índices mais altos de estresse esteve relacionada a maiores níveis de inibição ( = 0,10), ansiedade ( = 0,20), pessimismo ( = 0,15) e menores índices de vontade ( = - 0,17) e controle ( = - 0,14). A relação positiva entre os índices de vontade com os níveis de satisfação com a vida pode resultar de a vontade motivar os indivíduos a buscarem seus objetivos. O impacto do otimismo sobre a satisfação com a vida pode resultar da tendência dos otimistas avaliarem as situações de forma positiva. Similarmente, o impacto do pessimismo sobre o estresse pode ser uma consequência das avaliações negativas que os pessimistas realizam de suas experiências. A vontade e o controle contribuem para que os indivíduos planejem suas ações e busquem seus objetivos. Em razão disso, estas características estiveram negativamente associadas ao estresse. A ansiedade e inibição caracterizam-se pela preocupação excessiva e passividade. Desta forma, o estresse pode ser uma consequência dos pensamentos negativos e da passividade associados aos altos níveis de ansiedade e inibição.

Palavras-chave:
 temperamento, otimismo, pessimismo, satisfação com a vida, estresse