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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1013-2

Poster (Painel)


1013-2

Efeitos de um treino cognitivo sobre medidas de memória em população idosa

Autores:
SANTOS, M. T.;SANTOS, MARIANA TELES1, OLIVEIRA, Á. L. A. B.1, FERRAZ, D. M. S1, FELIX, L. M1, LEAL JUNIOR, R. A1
1 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 2 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 3 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 4 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 5 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente estudo pretende verificar se há efeitos de um treino cognitivo sobre o desempenho de idosos em medidas de memória episódica e memória de trabalho. A amostra foi composta por 80 idosos saudáveis com idade mínima de 60 anos e máxima de 89 anos, com uma média de idade de 69,69 (DP=7,44), com uma escolarização média de 7,25 (DP=5,09) que foram divididos em Grupo Experimental (GE) (n = 47) e Grupo Controle (GC) (n = 33). O GE foi submetido ao treino cognitivo do tipo lápis e papel, que consistiu em 10 sessões com um encontro semanal de 1 hora e 30 minutos, sendo realizados na modalidade individual, com foco na estimulação da memória episódica, memória de trabalho e atenção. As medidas cognitivas utilizadas nos exames pré e pós-teste foram os testes de Memória Episódica (Lista e História) e o subteste Dígitos, Ordem Direta e Inversa (WAIS-III). Para avaliação dos efeitos de treino, comparou-se o desempenho dos dois grupos antes e após o treino cognitivo. Efetuou-se a ANOVA para medidas repetidas e os resultados apontaram que: para o Teste de Memória Episódica Lista, os resultados indicaram um efeito significativo apenas para o fator Tempo (F(74) = 9,47, p = 0,002), sugerindo uma alteração significativa dos resultados nos dois momentos. Para o subteste Memória Episódica (história), encontrou-se um efeito significativo apenas para o fator Tempo (F(74) = 5,01, p = 0,02), sugerindo uma alteração significativa dos resultados nos dois momentos. Já para o subteste Dígitos, os resultados indicaram um efeito significativo de interação entre os fatores Tempo versus Grupo (F(74) = 5,38, p = 0,02) e do fator Tempo (F(74) = 8,12, p = 0,005). Os resultados positivos do estudo permitiram concluir que uma melhora cognitiva significativa em idosos é possível, corroborando com os achados na área.

Palavras-chave:
 Treino cognitivo, Memória, População idosa