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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1014-1

Poster (Painel)


1014-1

Estudo de Caso com TDAH: avaliação, estratégias e suas implicações para a aprendizagem

Autores:
Adriana Gaião e Barbosa1, Priscilla Albuquerque1, Mary Ellen Cândido1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitário - Campus I - João Pessoa), 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitária - Campus I - João Pessoa)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é resultado de uma disfunção no lobo pré-frontal do cérebro, caracterizado pela tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Devido a persistência dos sintomas associados ao transtorno ao logo da vida adulta, tem-se revelado que os indivíduos com TDAH ao ingressarem na universidade, poderá apresentar uma maior dificuldade das exigências acadêmicas em comparação aos demais que não possuem o transtorno. Contudo, a psicopedagogia, qual área do conhecimento que atua em benefício da efetivação da aprendizagem, propõe estratégias interventivas que venham contribuir para a inclusão do jovem/adulto com TDAH na universidade, viabilizando suas competências e minimizando os prejuízos causados pelo transtorno. O ingresso desses indivíduos com TDAH na universidade é uma realidade, porém, ao adentrarem, encontram-se num grande dilema e uma constante angústia em ter de lidar com a organização de suas ideias diante de tantas informações, cobranças e metodologias variadas, onde na maioria das vezes estas não contemplam às necessidades reais desses alunos. Assim, visando uma atuação interdisciplinar, frente o problema exposto, o presente trabalho assume como objetivo apresentar uma análise da avalição clínica, bem como das referidas intervenções realizadas em um paciente TDAH. A metodologia utilizada é um estudo de caso, com um aluno universitário, 20 anos, sexo masculino e em processo de intervenção psicológica e psicopedagógica. Os instrumentos trabalhados foram a Anamnese, Teste do Estilo de Aprendizagem, Memória, Teste de Atenção Concentrada e estratégias psicopedagógicas. Tal panorama de estudo, aliado a uma necessidade de inclusão social abrangente, justifica a relevância acadêmica e social deste trabalho, momento este em que o referido estudo possibilitou uma contribuição ímpar para a vertente institucional e social decorrente das dificuldades que acompanham um indivíduo com TDAH, propondo fornecer um melhor assessoramento aos professores e demais profissionais da educação, no que tange a efetivação plena da aprendizagem.

Palavras-chave:
 Estratégias, TDAH, Aprendizagem