Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1019-1

Poster (Painel)


1019-1

O par educativo: avaliação dos vínculos com a aprendizagem

Autores:
Lucia Helena Jorge Alves1, Francisco Takahashi2,1
1 UVA - Universidade Veiga de Almeida - RJ (Rua General Felicíssimo Cardoso, 500 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro), 2 UNESA - Universidade Estácio de Sá - RJ (Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2900 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, teve como objetivo avaliar os vínculos com a aprendizagem através da prova projetiva psicopedagógica Par Educativo. Nessa prova, que explora o vínculo professor-aluno, é solicitado que o sujeito desenhe duas pessoas uma que ensina e outra que aprende, apresente os personagens, conte uma história e dê um título. Participaram da aplicação 15 alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, matriculados em turmas do 1º ao 4º ano, e que apresentavam dificuldades de aprendizagem e defasagem idade/série. A aplicação ocorreu no horário escolar, de forma individual. Também foram coletadas informações, com os professores, referentes ao rendimento escolar e situação familiar. As pautas de interpretação incluíram: o ambiente retratado, a atividade, personagens, história e título, além dos aspectos relacionados ao grafismo. Os resultados apontam que oito alunos desenharam situações onde a aprendizagem ocorre fora do ambiente escolar tais como: na família, no campo de futebol, na comunidade onde residem e com amigos. Nos demais desenhos, a escola é representada com cenas de aulas reforço escolar nos horários de recreio ou de atividades extraclasse, desproporção entre os tamanhos do professor e aluno ou desenhos minúsculos. O par educativo mostrou-se um recurso sensível para detectar o vínculo professor-aluno contribuindo para a implementação de estratégias que visem a melhoria do clima afetivo, resgate da autoestima do aluno, valorização da aprendizagem e do ambiente escolar, otimizando a aprendizagem. A pesquisa será ampliada com a criação de um protocolo detalhado visto que no Brasil existem poucas pesquisas que abarcam as técnicas projetivas, principalmente, no âmbito psicopedagógico,

Palavras-chave:
 vínculo, professor, aluno, par educativo