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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1022-1

Poster (Painel)


1022-1

COMPORTAMENTO AGRESSIVO INFANTIL E RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 2009 A 2015

Autores:
Émille Dias1,1, Roberta Guedes1,1, Carla Minervino1,1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Psicopedagogia, Campus I, João Pessoa/Pb, CEP: 58051-900), 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Psicopedagogia, Campus I, João Pessoa/Pb, CEP: 58051-900), 3 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Psicopedagogia, Campus I, João Pessoa/Pb, CEP: 58051-900)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente trabalho teve por objetivo realizar uma meta-análise da produção cientifica sobre comportamento agressivo e emoções, entre os anos de 2009 a 2015. O bullying é um fenômeno de ações repetitivas e intencionais em um ou vários indivíduos, onde agressões físicas e verbais são constantes. Neste fenômeno pode-se perceber a intenção de prejudicar, humilhar, sendo perceptível durante um período extenso, mantido pelo poder exercido sobre a vítima, seja pela desigualdade de idade, força, ou gênero Diversas causas têm sido apontadas para o surgimento dos comportamentos de bullying, algumas ligadas às características individuais, ao contexto familiar, à influência do grupo de pares, a ausência da noção do prejuízo que as suas ações provocam na autoestima e no bem-estar do outro e também no não assumir de responsabilidade pelos seus atos, bem como prejuízos em reconhecer as emoções no outro. Para a análise foi utilizada a base de dados Scielo e como descritores: (1) reconhecimento das expressões faciais das emoções e (2) comportamento agressivo. Em relação ao primeiro descritor a busca resultou em 7 artigos e em relação ao segundo surgiram 65 artigos. Observa-se uma maior quantidade de artigos na última década sobre comportamento agressivo do que em relação a reconhecimento de expressão facial. O número reduzido de artigos publicados sobre reconhecimento de expressão facial sugere as hipóteses de que o banco de dados utilizado foi insuficiente ou a temática ainda é pouco investigada. Foi encontrada dificuldade com relação ao encontro de artigos que fazem referência à expressões faciais relacionada ao comportamento agressivo. Além disso, os resultados das investigações apontam para a hipótese de que as crianças envolvidas em situações de bullying, sejam agressores ou vítimas, possuem alterações no reconhecimento das expressões faciais das emoções.

Palavras-chave:
 bullying, comportamento agressivo, emoções