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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1022-2

Poster (Painel)


1022-2

RELAÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES DA PALAVRA E O DESEMPENHO EM TAREFAS DE RIMA E ALITERAÇÃO

Autores:
Émille Dias1,1, Carla Minervino1,1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Psicopedagogia, Campus I, João Pessoa/Pb, CEP: 58051-900), 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Psicopedagogia, Campus I, João Pessoa/Pb, CEP: 58051-900)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este estudo teve como objetivo central analisar o desempenho de pré-leitores e leitores iniciantes nas tarefas de rima e aliteração, desempenho observado através da resposta dada ao item (acerto/erro) e o tempo de reação para execução, teve-se como variáveis as propriedades da palavra: extensão, frequência e regularidade. O presente estudo versa sobre as tarefas de rima e aliteração, consideradas pela literatura como algumas das tarefas que acessam a consciência fonológica. Diversos estudos preconizam que ocorre uma correlação positiva entre consciência fonológica e aprendizado da leitura, estudos atuais consideram também a consciência fonológica como uma competência preditora da aquisição da leitura. Ao visitar o imenso cabedal teórico existente sobre a temática questionou-se as tarefas de rima e aliteração considerando as propriedades da palavra (extensão, frequência e regularidade) A amostra foi composta por 149 crianças, dividida em grupos de pré-leitor e leitor iniciantes, advindas de escolas públicas e particulares de João Pessoa-PB. Para auxílio da coleta de dados foi utilizado o Teste de Habilidade Preditoras da Leitura – THPL, que é informatizado e adaptativo, o instrumento permite uma análise individualizada da criança, considera o nível de dificuldade do item, o poder discriminativo do item e a possibilidade do acerto casual. OTHPL analisa a resposta da criança item a item e permite que o aplicador posso vislumbrar as propriedades da palavra de cada item respondido pela criança. A análise dos dados coletados foi feita a partir de técnicas estatísticas descritivas – médias e desvios padrões e inferenciais – correlações e diferenças entre grupos. Observou-se que a extensão, frequência e regularidade exercem influência sobre o desempenho de pré leitores e leitores iniciantes em tarefas de rima e aliteração de diferentes formas.

Palavras-chave:
 rima, aliteração, propriedades da palavra