Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1027-1

Oral / Poster


1027-1

Políticas públicas educacionais e contribuições de estudos sobre Enem e Enade no âmbito do Obeduc

Autores:
Claudette Maria Medeiros Vendramini1, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly2, Cristiano Mauro Assis Gomes3, Luiz Cláudio Costa4,6, Fernanda Luzia Lopes1, Diego Vinícius da Silva8, Bianca Cristine Gomide Costa3, Lilian Steffens5, Luana Comito Muner1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45. Itatiba - SP, 14251-900), 2 UNB - Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF, 70910-900), 3 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901), 4 MEC - Ministério da Educação (Esplanada dos Ministérios, Bl. L-7º Andar-Gabinete-Brasília - DF, 70047-900), 5 FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista (R. Guatemala, 167 - Jardim America, Campo Limpo Paulista - SP, 13231-230), 6 UFV - Universidade Federal de Viçosa (Avenida Peter Henry Rolfs, s/n Campus Universitário Viçosa – MG, 36570-90), 7 USJT - Universidade São Judas tadeu (Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã, São Paulo - SP, 05503-001), 8 FAEX - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema (Estrada Municipal Pedro Rosa da Silva, 303-Vila Rica Extrema - MG, 37640-000)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Título: Políticas públicas educacionais e contribuições de estudos sobre Enem e Enade no âmbito do Obeduc. Proponente: Claudette Maria Medeiros Vendramini. Resumo: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação – MEC, realiza anualmente avaliações em larga escala nos níveis de ensino fundamental, médio e superior. Essas avaliações visam diagnosticar a qualidade da educação oferecida no Brasil e fornecer subsídios para a implantação e/ou manutenção de políticas educacionais no país. Dada a importância dessas avaliações o Inep, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, instituiu em 2006 o Programa Observatório da Educação – Obeduc com o objetivo de fomentar estudos e pesquisas em educação que utilizem a infraestrutura disponível das Instituições de Educação Superior – IES e as bases de dados existentes no Inep. Neste sentido, essa mesa propõe a discussão das políticas públicas educacionais vigentes e de resultados de estudos desenvolvidos no âmbito do Obeduc sobre dois desses exames, o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem e o Exame Nacional de Desempenho de Estudante – Enade.

Resumo Apresentador 1

Título: Políticas Públicas Educacionais. Autor/apresentador: Luiz Cláudio Costa. Resumo: As políticas públicas educacionais são subsidiadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a partir de estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro em todos os níveis e modalidades de ensino. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame facultativo aplicado aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio, aplicado pela primeira vez em 1997, e atualmente é utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A educação superior, desde 2004, vem sendo avaliada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e avalia instituições, cursos e desempenho dos estudantes. Um dos componentes do Sinaes é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Esse exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para emissão do histórico escolar. Nesse contexto, periodicamente são implantadas e implementadas políticas educacionais nacionais que visam uma melhora da qualidade da educação no Brasil que serão apresentadas e discutidas nessa mesa redonda.

Resumo Apresentador 2

Título: Validade Estrutural do Novo ENEM: Análise Fatorial de Itens. Autores: Cristiano Mauro Assis Gomes, Bianca Cristine Gomide Costa. Apresentador: Cristiano Mauro Assis Gomes. Resumo: Este estudo investigou a validade estrutural do novo ENEM. Foi utilizada como amostra os escores dos estudantes que fizeram os cadernos 120, 124, 125 e 129 da prova de 2011. Foram realizadas duas análises fatoriais de itens. Uma delas modelou o arcabouço teórico do ENEM, por meio do princípio da estrutura simples de Thurstone, via análise fatorial confirmatória (CFA); a segunda modelou o mesmo arcabouço teórico por meio do princípio das cargas fatoriais cruzadas, via modelamento por equação estrutural exploratório (Exploratory Structural Equation Modeling – ESEM). Todas as análises foram feitas a partir da estimativa do robust Weighted Least Squares Estimator (WLSMV). Os resultados indicam que o modelo teórico do ENEM apresenta validade estrutural, via modelo das cargas fatoriais cruzadas. Implicações do uso do ESEM e do CFA para análise da estrutura interna do ENEM são discutidas. Apoio: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Resumo Apresentador 3

Título: Sistema de Avaliação do Enem Aplicado ao Currículo (AEC): modelo psicométrico de habilidades cognitivas acadêmicas. Autores: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Diego Vinícius da Silva, Luana Comito Muner, Claudete Maria Medeiros Vendramini. Apresentadora: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly. Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) objetiva avaliar o desempenho do estudante a partir das competências e habilidades concebidas sob o modelo teórico construtivista, e visa a democratização do acesso às vagas em instituições federais públicas de ensino superior brasileiras e na Universidade de Coimbra, Portugal desde 2014, utiliza o desempenho do estudante como critério seletivo para ingresso nessas instituições. Considerando a relevância do Enem no cenário educacional brasileiro e a necessidade da reestruturação dos currículos do ensino médio com vistas a possibilitar, de fato, a aquisição de competências dos estudantes avaliadas pelo Enem ao finalizarem a última etapa do ensino básico, será foco de discussão o Sistema de Avaliação do Enem Aplicado ao Currículo (AEC), organizado sob a perspectiva cognitiva e acadêmica, a fim de viabilizar a avaliação psicológica educacional dos estudantes com vistas à intervenção psicoeducacional frente às dificuldades diagnosticadas, uma vez que estudos empíricos realizados de 2005 a 2011 sobre o Enem revelaram que o a estrutura teórica construtivista não foi confirmada. O sistema AEC é composto pelos módulos de avaliação e intervenção. O módulo de avaliação é concebido a partir da seleção dos melhores itens do Enem 2010 a partir da estrutura teórica das Competências Acadêmicas para explicar o desempenho do estudante. Este modelo avaliar as habilidades considerando o desempenho por área de conhecimento do Enem em função das habilidades cognitivas (inteligência fluida-Gf; inteligência cristalizada-Gc) e acadêmicas (Gc; habilidade em leitura e escrita-Grw e raciocínio quantitativo-Gq). A Gc é o único fator associado às duas habilidades, cognitivas e acadêmicas. O módulo de intervenção conta com atividades referentes às habilidades de compreensão e metacompreensão leitora, solução de problemas e autorregulação da aprendizagem. Este módulo encontra-se em fase de desenvolvimento e análise empírica. Serão apresentados estudos acerca da construção da AEC e suas características psicométricas. Apoio financeiro: Observatório da Educação/Capes/Inep-MEC.

Resumo Apresentador 4

Título: Propriedades psicométricas das escalas de atitudes docente e discente diante do Enade. Autores: Claudette Maria Medeiros Vendramini, Fernanda Luzia Lopes, Lilian Vasconcelos Springer Steffens. Apresentadora: Claudette Maria Medeiros Vendramini. Resumo: A educação superior brasileira vem sendo avaliada desde 2004 pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e um de seus componentes é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Sob o pressuposto de que em um processo de ensino-aprendizagem são relevantes tanto as variáveis cognitivas quanto as afetivo-emocionais e comportamentais de estudantes e de professores, realizou-se um estudo com o objetivo de estudar instrumentos de avaliação de desempenho de estudantes no Enade e as atitudes de docentes e discentes frente a esse exame. Pesquisas têm revelado associação positiva entre atitudes frente a um objeto atitudinal e o desempenho em provas que avaliam esse objeto, neste estudo o Enade. A proposta é apresentar os resultados dos estudos realizados para avaliar a qualidade psicométrica de duas escalas de atitudes uma de docentes e outra de discentes frente a esse exame de larga escala brasileiro, a Escala de Atitudes discente frente ao Enade (eEAEnade-discente) e a Escala de Atitudes docente frente ao Enade (eEAEnade-docente). A atitude considerada como a predisposição organizada do sujeito para pensar, sentir e comportar-se diante do Enade foi avaliada por meio dos componentes cognitivo, afetivo e comportamental. Atitudes mais positivas de discentes e docentes podem favorecer resultados mais significativos dos estudantes quando em uma avaliação como o Enade. A eEAEnade-discente de 28 itens, tipo Likert-5 pontos, de 1 que indica atitudes menos positivas/favoráveis a 5 mais positivas/favoráveis ao Enade, foi aplicada em 469 estudantes, ambos os sexos, idade média 25,2 anos e DP=6,5. A eEAEnade-docente de 21 itens, também tipo Likert-5 pontos, foi aplicada em 127 docentes, ambos os sexos, idade média 45 anos e DP=10,59. Nos dois estudos o modelo empírico confirmou o teórico com índices adequados da Análise Fatorial Confirmatória e a fidedignidade por meio de altos valores do coeficiente alfa de Cronbach. Apoio financeiro: Observatório da Educação/Capes/Inep-MEC

Palavras-chave:
 avaliação educacional, avaliação em larga escala, políticas públicas, habilidades