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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1041-1

Oral / Poster


1041-1

Estudos psicométricos em diferentes contextos do teste Método de Avaliação de Pessoas – MAPA

Autores:
Rebecca de Magalhães Monteiro1,2,3, Neyde Vieira Duarte3, Rosana Bauer4, Karina Farias Silva3,2
1 FAP - BH - Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (Av. Prudente de Morais, 1.602, Cidade Jardim - Belo Horizonte/MG), 2 PUC - MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535), 3 MAPA AVALIAÇÕES - MAPA Avaliações (Rua dos Dominicanos, 165 Sala 502 – Mangabeiras Belo Horizonte – MG 30.210-480), 4 ABORDO FATORES HUMAN - Abordo Fatores Humanos (Rua Felipe Nery, 287/sl 702 - bairro Auxiliadora - Porto Alegre/RS)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Nos últimos anos, mais especificamente na última década, pode-se dizer que houve um aumento do uso de testes psicológicos em seleção de pessoal, psicodiagnóstico, e em tantos outros contextos. No entanto, ainda hoje existem várias críticas em relação aos testes, principalmente no que diz respeito aos estudos de validade. Nesse sentido, um dos desafios atuais gira em torno de indicadores, critérios e instrumentais cada vez mais específicos e direcionados às diferentes necessidades e contextos para sua utilização. Ao considerar tal desafio, vale destacar que um dos estudos que contribui para a aplicabilidade de um instrumento em um determinado contexto é com base na evidência de validade de critério. Para esse tipo de validade é necessário a seleção de uma variável externa chamada critério externo que pela expectativa teórica deve possuir alguma relação com o construto medido pelo teste. O critério, nesse caso, não pode ser um construto psicológico, mas sim um conjunto de indicadores importantes para uma determinada situação ou contexto. Sob essa perspectiva, os trabalhos desta mesa visam apresentar estudos de validade do teste de personalidade Método de Avaliação de Pessoas – MAPA em diferentes contextos, incluindo estudos de validade de critério. Para tanto, serão apresentados três trabalhos sendo o primeiro sobre os estudos de validade do MAPA no contexto organizacional, o segundo diz respeito à uma pesquisa com pilotos e a relação existente entre personalidade e incidentes aéreos, por fim o terceiro estudo buscou analisar e discutir algumas características de personalidade mais presentes de professores da rede municipal que estavam em readaptação funcional. Ao refletir sobre os resultados desses três trabalhos é possível inferir que o MAPA apresenta validade de critério em diferentes contextos. Além disso, vale salientar a importância de pesquisas que buscam o aprimoramento e aplicabilidade de um mesmo instrumento em diferentes contextos.

Resumo Apresentador 1

O Método de Avaliação de Pessoas – MAPA é uma bateria fatorial da personalidade que teve como base construtos organizadores da personalidade relacionados às demandas existentes no mundo do trabalho, como algumas características fundamentais para as funções operacionais, dos gestores e administradores de uma empresa. Entende-se que essas características relacionam-se a traços de personalidade que são construídos na interação da pessoa com o ambiente em que vive e trabalha. Dessa forma, a base teórica do teste está associada à abordagem lexica e à teoria da Psicologia Interacionista. A presente pesquisa buscou cinco diferentes evidências de validade para o MAPA, incluindo a validade de critério para o contexto organizacional. Participaram 1739 profissionais entre 17 e 72 anos (M= 36,43; DP= 11,36), sendo 27,3% (n=475) do sexo feminino e 72,7% (n=1264) do sexo masculino de empresas do estado de Minas Gerais e que exerciam diferentes funções que foram categorizadas em três grandes grupos, Gestor, Administrador e Operacional. O teste foi aplicado coletivamente e todas as exigências éticas foram cumpridas. Também foram utilizados o Inventário Fatorial de Personalidade – IFP, a Bateria Fatorial de Personalidade – BFP e a Bateria de Provas de Raciocínio – BPR-5. Os resultados da análise fatorial comprovaram a estrutura teórica proposta pelo teste. As evidências de validade convergente e de construtos relacionados foram obtidas por meio da correlação do MAPA com a IFP e a BFP, e a validade discriminante por meio da correlação com a BPR-5. Por fim, a validade de critério obtida em 10 das 14 escalas do MAPA foi comprovada por meio das diferenças encontradas por grupo de função. Conclui-se que as evidências de validade atendem não apenas os critérios mínimos estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia como também alguns desafios atuais acerca de indicadores cada vez mais específicos e direcionados às diferentes contextos.

Resumo Apresentador 2

A função de piloto exige muitas habilidades motoras e cognitivas, bem como traços de personalidade que possam favorecer a execução segura de um voo. Dentre as habilidades e traços de personalidade destacam-se destreza manual e visual, atenção, memória, percepção, motivação, controle emocional, dentre outros. Ao lado disso, pode-se dizer que essas habilidades e características associadas a atividade de um piloto são fundamentais para identificar e analisar os erros cometidos em incidentes e acidentes aéreos. Para tanto, foi objetivo deste estudo buscar evidência de validade de critério concorrente para o teste de personalidade Método de Avaliação de Pessoas – MAPA por meio de registro de incidentes aéreos com grupos de pilotos com e sem registro de incidentes, assim como averiguar as diferenças existentes relativas às variáveis idade e tipo de aviação do desempenho dos participantes no teste MAPA. Participaram da pesquisa 73 pilotos da região amazônica e sul com idades entre 24 e 63 anos (M=33,43; DP=7,47), todos do sexo masculino. Além da coleta de dados sobre o registro de incidentes desses pilotos, eles responderam o teste MAPA coletivamente. Em relação à validade de critério foram encontradas diferenças estatisticamente significativa e positiva na dimensão Vínculo Familiar e marginalmente significativa na dimensão Solidariedade aos Fragilizados indicando que os pilotos com registro de incidentes tendem a apresentar uma maior media nas duas dimensões quando comparados aos pilotos sem registro de incidentes. Quanto à diferença por idade os resultados mostraram que quanto menor a idade maior o relaxamento, o gosto pelo risco e risco na velocidade. Por fim, os achados referentes ao tipo de aviação evidenciaram diferenças significativas em oito dimensões do MAPA comprovando as hipóteses de pesquisa. Conclui-se que é necessário ampliar este estudo, pois informações acerca da relação entre incidentes aéreos e traços de personalidade contribuem para um trabalho preventivo.

Resumo Apresentador 3

Sabe-se que compreender a realidade dos professores nas instituições em que trabalham é fundamental para promover uma reflexão acerca da readaptação funcional, observando suas condições de trabalho nas escola, sua saúde e os motivos de adoecimento desses profissionais. Para tanto, foi objetivo desta pesquisa discutir e analisar uma intervenção organizacional, baseada nos princípios da Psicologia do Trabalho, por meio da relação entre personalidade, condições de trabalho, saúde e motivos de adoecimentos dos professores em readaptação funcional. Foram participantes 327 professores da Rede Municipal de Belo Horizonte com idades entre 32 e 69 anos (M= 51,47; DP=7,17). Os professores responderam a um questionário semiestruturado e entrevista individual acerca do motivo do adoecimento e história de trabalho. Também foi aplicado o Método de Avaliação de Pessoas – Mapa que teve como objetivo levantar informações a respeito da personalidade desses professores readaptados. Os dados da entrevista semidirigida evidenciaram que quanto maior a idade menor era a esperança em executar uma atividade na atual função com satisfação. Também foram analisados comparativamente os dados relacionados ao tempo de trabalho e afastamento indicando que 33% dos professores ficam em exercício profissional de 4 a 10 anos e 15% deles se afastam com tempo inferior a 5 anos de atividade. É possível inferir que existe um desgaste provocado pela atividade docente. Além disso, os resultados do Mapa apontam que 51% da amostra tem pouca esperança em relação aos seus projetos e 53% apresentou sinais de ansiedade e percepção de que a vida é difícil. Ao lado disso, o rebaixamento de vigor e sinais de baixa de relaxamento possibilitou concluir que o grupo de professores readaptados encontra-se sob fortes tensões, tem a sensação de desgaste no trabalho e adoecem mais ainda, ou seja, quanto maior o tempo em afastamento maior o índice de adoecimento desses professores.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Psicometria, Teste psicológico, Personalidade