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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1064-1

Poster (Painel)


1064-1

FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL UMA ANÁLISE HISTÓRICA

Autores:
FREITAS, I. D. S.1, SILVA, C. C.1, BARBOZA, L.L.1
1 FMF DEVRY BRASIL - Faculdade Martha Falcão/DeVry (Rua Natal, 300 - Bairro Adrianópolis CEP 69057-090 - Manaus - Amazonas)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A profissão do psicólogo foi outorgada no Brasil no dia 27 de agosto de 1962 pela Lei nº 4.119. Entre as práticas regulamentas pelo psicólogo, tem-se: o diagnóstico psicológico, a orientação e seleção profissional, a orientação psicopedagógica e a solução de problemas de ajustamento. Especificamente em relação à formação em avaliação psicológica, do ponto de vista histórico, podem ser apontados diversos fatores em âmbito nacional que trouxeram avanços importantes para a área. O profissional que realiza avaliações psicológicas irá encontrar, em sua prática, desafios e barreiras éticas e morais, pois sua conduta e os resultados de seu trabalho possuem grande impacto social e na vida de seus pacientes/clientes. Desta forma, faz-se necessária uma boa formação, para que os mesmos sejam capazes de administrar e interpretar adequadamente seus instrumentos de trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar e contextualizar questões voltadas à formação em avaliação psicológica e, ao levantar esta problemática, sugerir algumas reflexões. Para tal, serão investigados elementos norteadores do ensino de avaliação psicológica no país a partir de uma revisão da literatura sobre avaliação psicológica, principalmente acerca dos avanços e desafios que o profissional da área irá encontrar em sua formação. Ainda que se encontre em fase de revisão de literatura e análise dos dados encontrados, objetiva-se, com essa pesquisa, ressaltar a necessidade de discussões e debates na área da avaliação psicológica que não jazam no campo das ideais, mas que se perpetuem para a atuação e prática profissional, pois em sua práxis o psicólogo deverá ser consciente de sua responsabilidade profissional.

Palavras-chave:
 avaliação, formação, profissional, psicológica