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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1066-1

Poster (Painel)


1066-1

Teste de Bender-Sistema de Pontuação Gradual: estudos comparativos entre o grupo normativo e amostras de outros estados

Autores:
Luana Luca1, Lariana Paula Pinto2
1 USF - Universidade São Francisco (Itatiba-SP), 2 IPOG - Instituto de Pós-Graduação de Goiás (Goiânia-GO)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Teste Gestáltico Visomotor de Bender faz parte de uma lista de testes mais estudados mundialmente, e, no âmbito nacional, também está entre os mais utilizados pelos profissionais da Avaliação Psicológica. No Brasil, a versão utilizada é o Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), no qual, propõe a correção a partir da pontuação gradual, com vistas a avaliar a maturidade percepto-motora por meio da análise da distorção da forma. Em se tratando de um novo sistema, são sugeridas novas investigações de suas propriedades psicométricas, especialmente buscas de novas evidências para outras amostras. A extensão da normatização do B-SPG para outros estados da federação favorece a ampliação da representatividade do instrumento, além de permitir uma análise contextual, verificando se é sensível a uma possível alteração de uma região para a outra. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo investigar se há diferenças entre amostras de outros estados, quando comparadas com o grupo normativo, proveniente do estado de São Paulo. Foram integrantes da amostra estudada 511 crianças, sendo 259 do sexo masculino (50,7%), com idades entre 6 e 10 anos (M=8,21; DP=1,33). Eram provenientes dos estados de Minas Gerais (58,3%) e Paraíba (41,7%). Os resultados apontaram para ausências de diferenças significativas entre os estados investigados e o grupo normativo, a partir dos quais se pode inferir que as mesmas normas podem ser utilizadas em ambos os estados. Assim, torna-se necessário enfatizar quanto à importância de desenvolvimento de estudos que busquem construir instrumentos de avaliação psicológica levando em consideração as diferenças culturais, além da investigação das propriedades psicométricas com qualidade para avaliar um contexto específico.

Palavras-chave:
 Evidências psicométricas, Validade, Maturidade percepto-motora