Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1070-1

Oral (Tema Livre)


1070-1

Questionário de condições de trabalho: reelaboração e estruturas fatoriais em dois grupos ocupacionais

Autores:
Borges, L. O.1, Costa, M. T. P.2, Alves Filho, A.2, Souza, A. L. R.3, Rocha Falcão, J. T.2, Leite, C. P. R. L. A.1, Barros, S. C.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Minas Gerais), 2 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nata, Rio Grande do Norte), 3 UNILESTE - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Coronel Fabriciano, Minas Gerais)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As condições de trabalho no Brasil têm sido muito polêmicas, principalmente quando contrastadas ao que se espera que seja um trabalho decente. A persistência de condições precárias tem sido associada a consequências indesejáveis como o adoecimento de trabalhadores e a baixa produtividade, além que tem exposto o país às críticas internacionais. Tal contexto sinaliza a necessidade de contarmos com ferramentas para auxiliar no diagnóstico de tais condições. Realizamos, então, pesquisa com o objetivo de propor um questionário sobre as condições de trabalho (QCT), explorando sua consistência e validade de construto, bem como se as estruturas fatoriais variavam por ocupações. Desenvolvemos dois surveys, um com 411 operários da construção de edificações e outro com 264 profissionais, sendo 145 docentes de um centro de educação superior e 119 profissionais de saúde de hospitais universitários. Na aplicação do QCT para a primeira amostra, usamos Pocket PC e, na segunda amostra, utilizamos questionários no formato tradicional (papel e lápis). Os resultados mostraram a fatorabilidade das escalas referentes a três categorias das condições de trabalho, a saber: condições físicas e materiais, processos e características da atividade e ambiente sociogerencial. Mostraram também existir diferentes estruturas fatoriais para os operários da construção de edificações e para os referidos profissionais. Tais resultados sinalizaram de um lado a sensibilidade do questionário para apreender as diferenças por ocupações e, de outro, a complexidade, dinamicidade e instabilidade do fenômeno em tela, as condições de trabalho. Consideramos que as estruturas fatoriais e os coeficientes alfa de Crombach encontrados (de 0,64 a 0,90 para as condições físicas e materiais; de 0,51 a 0,75 para os processos e características das atividades e de 0,62 a 0,90 para as condições do ambiente sociogerencial) indicaram que a maior parte das escalas do QCT podem ser úteis para diagnósticos ocupacionais, embora apresentem aspectos a serem aperfeiçoados.

Palavras-chave:
 condições de trabalho, análises fatoriais, diagnósticos ocupacionais