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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1073-2

Oral (Tema Livre)


1073-2

Relações entre Perfil Empreendedor e Auto-Eficácia para Criar

Autores:
HEILA MAGALI DA SILVA VEIGA1
1 UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA (Campus Umuarama, Bloco 2C , Uberlandia -MG)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Perfil Empreendedor(PE) é importante tanto para a criação de um novo negócio quanto para atuação profissional em organizações existentes. Os empreendedores não são apenas as pessoas que apresentam novas ideias, mas também, são aqueles que buscam estratégias para implementá-las, coordenam sua equipe no alcance dos objetivos e persuadem outros em prol de suas ideias. A Auto-Eficácia para Criar (AEC) é a crença que a pessoa possui de que é capaz de produzir resultados criativos, e tal variável é essencial no processo de empreender. Assim, o objetivo geral é investigar as relações entre Perfil Empreendedor(PE) e Auto-Eficácia para Criar(AEC). Para tanto, foi utilizada uma amostra de conveniência de 301 universitários de Administração(n=69), Psicologia(n=49), Ciências Biológicas(n=55), Veterinária(n=60), Engenharia Mecatrônica(n=45) e Engenharia Elétrica(n=23). Para aferir cada uma das variáveis foram selecionadas escalas validadas psicometricamente e para responder a ambas é utilizada escala de resposta do tipo likert de sete pontos, variando de 1 a 7 para AEC, e de -3 a +3 para PE. A medida de PE, desenvolvida por Schmidt e Bohnenberger, contempla seis dimensões: autorealização, líder, planejador, inovador, assume riscos e sociável. Por sua vez, a escala de AEC é unifatorial e foi elaborada por Tierney e Farmer. Os resultados mostraram que em PE, a maior média foi na dimensão planejador (1,39; dp=0,88), e aquela com menor média foi autorealização (0,91;dp=0,98). E, a média de AEC foi superior ao ponto médio da escala (5,4; dp=0,91). A análise de correlação de Pearson mostrou que AEC se correlacionou positiva e significativamente com todas as dimensões de PE, sendo os maiores relacionamentos com as dimensões de autorrealização(r=0,51;p<0,01) seguida de líder (r=0,48;p<0,01). Os resultados coadunam a literatura ao apontar que acreditar na capacidade de produzir algo novo está associada positivamente com o empreendedorismo. Cada um dos achados do trabalho são confrontados com a literatura.

Palavras-chave:
 Perfil Empreeendedor, Auto-Eficácia para Criar, Estudo correlacional