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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1094-1

Oral / Poster


1094-1

Contribuições da psicometria na pesquisa nacional sobre a apropriação da Metodologia SENAI de Educação Profissional

Autores:
Luiz Pasquali1,2,3, Margarida Rodrigues1,2,3, Maria Eliane Franco Monteiro1,2,3
1 UNB - Universidade de Brasília (Universidade de Brasília - ICC - B 099), 2 INSTITUTO MOVENS - Instituto Movens (SHCGN 709 - Bloco A - Casa 30), 3 SENAI/DN - SENAI - Departamento Nacional (Confederação Nacional das Indústrias - Sala 302)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Contribuições da psicometria na pesquisa nacional sobre a apropriação da Metodologia SENAI de Educação Profissional Mesa redonda: Coordenador: Luiz Pasquali Participante 1: Margarida Maria Mariano Rodrigues Participante 2: Maria Eliane Franco Monteiro Serão apresentados os dados relativos à pesquisa realizada em âmbito nacional sobre o nível de apropriação da Metodologia SENAI de Educação Profissional(MSEP), com ênfase nas contribuições da psicometria na construção dos instrumentos, na análise dos dados e nas respectivas interpretações. A MSEP é um documento que norteia a educação profissional praticada nas escolas SENAI de todo o país e tem por base o ensino por competências. Essa orientação tem como fundamentoaprática de um ensinofocado em situações de aprendizagem próximas da realidade em que o curso está inserido ecapaz de estimular a mobilizaçãodo que aprenderam para solucionar situações problema quevão surgindo no cotidiano. A realização da pesquisaimplicou a determinaçãodos segmentos a serem pesquisados; a elaboração e pré-testagem dos instrumentos, a coleta da informação, a análise dos dados e a divulgação dos resultados. Os segmentos e os participantes pesquisados foram 4.163 docentes, 16.937 alunos, 763 coordenadores, 325 Diretores de UOs e 27 Diretores Regionais. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram elaborados com base no marco teórico que fundamenta a MSEP, em especial nos princípios norteadores da prática docente. As afirmativas diziam respeito às ações didático-pedagógicas empregadas para desenvolver os processos de ensino e aprendizagem. A principal intenção era averiguar se, na percepção desses diversos segmentos, a metodologia vinha sendo praticada. Além disso, procurou-se relacionar variáveis que pudessem melhor justificar a apropriação ou não da metodologia. Assim, o instrumento trouxe algumas variáveis biodemográficas e, no caso do docente, dois outros grupos de variáveis denominados "engajamento" e "suporte". Após aplicação, os dados foram submetidos a análises estatísticas e foram gerados índices que deram um panorama da apropriação da metodologia em todo o país.

Resumo Apresentador 1

APRESENTAÇÃO 1 - MARGARIDA MARIA MARIANO RODRIGUES - INSTITUTO MOVENS CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DOS Questionários A realização da pesquisa implicou, em primeiro lugar, definir os segmentos a serem pesquisados no processo de avaliação do nível de apropriação da MSEP. Os itens constituem a representação comportamental das variáveis relacionadas ao construto. São, portanto, as variáveis que darão origem ao conteúdo dos itens. Para explicitar a intenção e a relação de cada uma com o objeto de pesquisa, foi feita a definição constitutiva e a operacional. A elaboração dos instrumentos teve por base atender as recomendações que preconiza a literatura quanto à construção dos itens. Com base nessa organização, foram montados cinco instrumentos e submentidos à validação em dois DRs - Amazonas e Brasília. A análise da adequação dos instrumentos foi feita para verificar especificamente a validade e a precisão dos mesmos. Inicialmente, uma análise fatorial exploratória verificou a estrutura interna de cada instrumento, no intuito de investigar a existência das dimensões neles teoricamente incluídas. Foram realizadas análises para verificar a confiabilidade de cada questionário como instrumento de medida. A análise da estrutura dos instrumentos utilizou as seguintes estatísticas e métodos de análise exploratória: (a) PC (Principal Components); (b) KMO; (c) Screeplot dos autovalores; (d) PAF (Principal Axis Factoring) (e) Direct Oblimin (para rotação dos fatores). A análise da fidedignidade dos instrumentos foi estabelecida por meio das técnicas Alfa de Cronbach e do Lambda 2 de Guttman. A validade dos instrumentos foi assegurada.

Resumo Apresentador 2

LUIZ PASQUALI - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Análise dos dados Para estabelecer a qualidade métrica das escalas relativas ao docente, aluno, coordenador, diretor escolar e diretor regional foram realizados a análise da estrutura interna das escalas e a análise da consistência dos componentes que representam cada parte ou escala. Para estabelecer a estrutura interna das escalas, o primeiro passo consistiu em verificar se a matriz original de variância-covariância das variáveis da escala era fatorizável, sendo utilizado o coeficiente KMO, que, quanto mais próximo de 1,00, mais fatorizável indica ser a matriz. Foram aferidos quantos componentes essa matriz apresentava. Com a análise dos componentes principais (PC), os itens se agruparam em estruturas de subconjuntos ou componentes, sendo que cada um constituiu uma composição de subconjuntos das variáveis originais. As variáveis relacionadas a cada componente foi dada pela carga fatorial. Para que a variável fosse considerada pertencente a um determinado componente e não a outro, adotou-se o critério de valores das cargas fatoriais > ±0,30. O tamanho das cargas fatoriais dos itens mostra a sua relevância (validade) na composição dos componentes, pois cargas iguais superiores a 0,71 são consideradas excelentes, cargas entre 0,63 e 0,71 são muito boas, entre 0,55 e 0,63 são boas, entre 0,45 e 0,55 são razoáveis e entre 0,32 e 0,45 pobres. Com respeito à consistência interna dos componentes, foram utilizadas o Alfa de Cronbach e o Lambda 2 de Guttman. O tamanho utilizado para decisão é o valor de 0,80 ou mais, sendo, toleráveis valores iguais ou superiores a 0,60. As análises das escalas indicaram serem válidas e consistentes, permitindo fazer inferências sobre a apropriação da MSEP. Além disso, os resultados das estruturas fatoriais identificadas com as técnicas exploratórias foram submetidos a análises confirmatórias realizadas com o uso das técnicas de Modelos de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM).

Resumo Apresentador 3

APRESENTAÇÃO 3 - MARIA ELIANE FRANCO MONTEIRO - DEPARTAMENTO NACIONAL DO SENAI Interpretação dos dados À luz da psicometria, os resultados foram interpretados. O relato foi feito com base nas definições constitutivas e operacionais que originaram a construção dos instrumentos. Fundamentado nessas informações, foi montada uma equipe que procedeu ao significado de cada subconjunto ou componente. A interpretação foi realizada com base no seguinte: (i) Escores Fatoriais que compuseram cada dimensão dos instrumentos; (ii) Medida de Tendência Central dos escores fatoriais – média e desvio padrão; (iii) Análise da Diferença entre Médias por DR: ANOVA e MANOVA com contrastes e Crosstabs; (iv) Índice Geral de Apropriação – Instrumento de Avaliação; (v) Descrição do Índice Geral de Apropriação por DR; (vi) Análise da Diferença dos Índices Gerais de Apropriação por DR. Todas essas informações foram pedagogicamente tratadas para que os relatórios pudessem ser compreendidos pelos interlocutores. Com base nessas informações, os DRs puderam traçar metas para superar as fragilidades detectadas.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Análise psicométrica de dados, Construção de instrumentos, Contribuições da psicometria, Interpretação pedagógica dos dados