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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 4-1

Mesa-Redonda


4-1

Avanços na avaliação da personalidade no Brasil

Autores:
Lucas Carvalho2, Carlos Nunes1, Ricardo Primi2, Nelson Hauck Filho2, Giselle Pianowski2
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O que podemos conhecer sobre traços da personalidade com a revisão sistemática e metanálise? Lucas de Francisco Carvalho; Giselle Pianowski Universidade São Francisco A revisão sistemática seguida ou não por metanálise é um procedimento considerado no topo enquanto evidência científica. Em outras palavras, realizar uma revisão sistemática para responder a um problema científico, é algo desejável, já que esse procedimento visa diminuir largamente os vieses tipicamente relacionados aos estudos primários. Entretanto, há um número relativamente pequeno de revisões sistemáticas realizadas por pesquisadores brasileiros na área da psicologia. Esta apresentação tem como objetivo discutir os principais pontos que caracterizam uma revisão sistemática, e trazendo especificidades para revisões realizadas no contexto da avaliação da personalidade. Além disso, pretende-se apresentar qual tipo de informação pode-se obter a partir desses procedimentos. Espera-se que com a apresentação, pesquisas utilizando o delineamento da revisão sistemática como base sejam fomentadas para realização por pesquisadores brasileiros em psicologia.

Resumo Apresentador 1

Bateria Adaptativa de Personalidade Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes Universidade Federal de Santa Catarina O uso de testes computadorizados adaptativos tem sido amplamente estudado internacionalmente e, de forma recorrente, as vantagens desse tipo de teste têm sido documentadas. Apesar disso, evidencia-se um reduzido número de estudos sobre tal temática no Brasil. A Bateria Adaptativa de Personalidade – BAP é um teste nacional que foi construído para a avaliação da personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores a partir de um método computadorizado adaptativo. Seu banco de itens conta com itens com propriedades psicométricas bastante favoráveis, dentre os quais são selecionados em tempo real os mais adequados ao perfil do respondente. As aplicações da BAP tipicamente requerem de 8 a 12 itens por fator para alcançar medidas com níveis elevados de precisão. O instrumento conta com estudos de validade convergente e por construtos relacionados com resultados favoráveis. Conta ainda com estudos no contexto do Desenho Universal, visando promover acessibilidade do instrumento. Nesta apresentação serão discutidos os potenciais usos para a bateria, seus limites e estudos em realização.

Resumo Apresentador 2

O uso de testes computadorizados adaptativos tem sido amplamente estudado internacionalmente e, de forma recorrente, as vantagens desse tipo de teste têm sido documentadas. Apesar disso, evidencia-se um reduzido número de estudos sobre tal temática no Brasil. A Bateria Adaptativa de Personalidade – BAP é um teste nacional que foi construído para a avaliação da personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores a partir de um método computadorizado adaptativo. Seu banco de itens conta com itens com propriedades psicométricas bastante favoráveis, dentre os quais são selecionados em tempo real os mais adequados ao perfil do respondente. As aplicações da BAP tipicamente requerem de 8 a 12 itens por fator para alcançar medidas com níveis elevados de precisão. O instrumento conta com estudos de validade convergente e por construtos relacionados com resultados favoráveis. Conta ainda com estudos no contexto do Desenho Universal, visando promover acessibilidade do instrumento. Nesta apresentação serão discutidos os potenciais usos para a bateria, seus limites e estudos em realização.

Resumo Apresentador 3

SENNA: Avaliação de Competências Socio-emocionais para Crianças e Adolescentes Brasileiros Ricardo Primi Universidade São Francisco, Instituto Ayrton Senna Um forte movimento chamado aprendizagem socioemocional tem estimulado o desenvolvimento de medidas para o contexto escolar. A estrutura da personalidade é bem conhecida em adultos mas em crianças e adolescentes os estudos são mais escassos. Há uma grande quantidade de instrumentos no contexto educacional medindo fatores isolados (auto eficácia, locus de controle, motivação e interesses, mindsets, dificuldades de adaptação, auto estima, dentre outros) mas há poucos estudos taxonômicos compreensivos tentando estudar quais dimensões básicas esses instrumentos medem. Assim para construir uma medida abrangente para inclusão em sistemas de avaliação educacionais em larga escala o EduLab21 (IAS) está desenvolvendo um instrumento chamado SENNA. Aqui apresentamos um histórico de uma série de estudos taxonômicos para definição das habilidades socioemocionais mapeando-as no modelo dos cinco grande fatores e um estudo de validade de um inventário de 162 itens medindo 18 faceta divididas em duas camadas, uma com itens típicos de identidade e outra com itens de auto-eficácia. As facetas são organizadas em cindo domínios amplos nuceares do funcionamento sócio-emocional: E: Engajamento com os outros, AM: Amabilidade, R: Resiliência emocional, AO: Autogestão e AN: Abertura ao novo. Serão relatados os estudos fatoriais e psicométricos realizados no do SENNA os quais envolveram três estudos com amostras dos estados do Rio de janeiro, Ceará e São Paulo totalizando mais de 80.000 alunos estudados.

Resumo Apresentador 4

Modelos fatoriais de misturas de populações: contribuições para o estudo da personalidade Nelson Hauck Filho Universidade São Francisco Modelos tradicionais de análise fatorial e Teoria de Resposta ao Item assumem que os dados são provenientes de uma população homogênea de respondentes. No entanto, esse pressuposto pode não corresponder à realidade, uma vez que o padrão de correlações entre as variáveis pode variar de acordo com grupos desconhecidos de indivíduos. Essa mudança pode ocorrer, por exemplo, quando alguns dos indivíduos estão pouco motivados a responderem aos instrumentos de pesquisa, e acabam por oferecer respostas parcial ou totalmente descuidadas aos itens dos instrumentos. O objetivo da presente apresentação é introduzir a análise fatorial de misturas de populações a partir da análise de dados coletados com a escala Levenson Self Report Psychopathy. A análise fatorial tradicional não permitiu replicar a estrutura de dois fatores oblíquos do instrumento. Não obstante, a análise fatorial de misturas de populações revelou que esse modelo se mostrou plausível para a maioria dos respondentes, mas não para um pequeno grupo (10%), para o qual a estrutura fatorial se revelou caótica e não interpretável. Além de ilustrar e explanar os benefícios da análise fatorial de misturas de populações, os achados demonstram os riscos, para a testagem de hipóteses com dados psicológicos, de assumir os dados como provenientes de uma população homogênea.

Palavras-chave:
 personalidade, transtornos da personalidade, revisão sistemática, competências socio-emocionais


Agência de fomento:
FAPESP; CNPq.