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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 20-1

Poster (Painel)


20-1

O Enem consegue predizer o desempenho do aluno no Enade?

Autores:
FERREIRA-RODRIGUES, C.F.1, Ricardo Primi2
1 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

O objetivo do estudo foi verificar a estabilidade dos escores dos estudantes no Enem selecionando um banco de dados contendo informações de estudantes que realizaram o exame pelo menos duas vezes. Para tanto, foi selecionado o banco de dados do Enade de 2012 e verificado que grande parte dos alunos que realizaram o Enade nesse ano, havia feito o Enem em 2007,2008 e/ou 2009. Foi realizada uma correlação entre as notas do Enem nos diferentes anos. As correlações em sua maioria podem ser consideradas de moderada a forte (0,44 a 0,77). No entanto, a redação nos três anos apresenta correlação fraca, porém significativa (p ≤0,01) com todas as partes e anos do Enem. Foi realizada uma nova análise na qual foram estimadas as correlações entre as variáveis utilizando um modelo de equações estruturais. Foi testado um modelo de 3 fatores que correspondem a prova objetiva de 2009, prova objetiva de 2007/2008 e redação. Foi verificada a adequação do modelo segundo propõe Byrne (2001). Os resultados mostraram que o modelo de 3 fatores teve um bom ajuste, excetuando o valor do Χ que foi bem elevado e isso pode ter sido influenciado pelo tamanho da amostra. χ2=15131,87, gl=24, χ2/gl =130,49, RMSEA= 0,081, CFI= 0,96. Assim, conclui-se que há estabilidade nos escores dos estudantes em diferentes anos, que as provas no modelo antigo e no novo Enem são altamente correlacionadas e que a redação correlaciona-se pouco com as outras partes da prova.

Palavras-chave:
 Análise Multivariada, Avaliação Educacional, Validade do teste


Agência de fomento:
CAPES