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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 31-1

Poster (Painel)


31-1

RELAÇÃO ENTRE INTERESSE PROFISSIONAL E HABILIDADES COGNITIVAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores:
Silvia Godoy1, Dianniffer Aparecida Oliveira 2, Jéssica Dividi Cangnin 1, Paola Agnello Ceroni2
1 FIEL - Faculdades Integradas Einstein de Limeira, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

O processo de Orientação Profissional (OP) mostra-se importante à medida que auxilia pessoas a identificarem suas preferências, além de fornecer informações sobre diferentes áreas profissionais. A OP é compreendida como ajuda na tomada de decisões em momentos específicos da construção de carreira de um indivíduo, como a passagem de um ciclo educativo a outro e a transição dos estudos ao mercado de trabalho, os quais são comuns na vida de um estudante de ensino médio. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivos relacionar os interesses profissionais com as habilidades cognitivas em estudantes do ensino médio, assim como verificar as diferenças de interesses e habilidades cognitivas entre alunos do sexo feminino e masculino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Participaram da pesquisa 107 adolescentes com idades entre 14 a 19 anos, sendo 35,5% do sexo masculino e 64,5% do sexo feminino, de uma instituição pública do interior paulista. Os resultados apontaram algumas diferenças significativas de média de interesses em função da variável sexo, sendo que os homens apresentaram médias superiores na dimensão Ciências Exatas e as mulheres nas dimensões Ciências Biológicas e da Saúde e Entretenimento. Com relação às habilidades cognitivas, os homens apresentaram desempenho superior nas cinco provas, porém, somente na prova de Raciocínio Mecânico essa diferença foi significativa. No tocante à relação entre interesses e habilidades cognitivas, os achados apresentaram correlações baixas, porém, significativas entre Ciências Exatas e Raciocínio Numérico e entre Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Raciocínio Verbal. Considerando a importância dos dados encontrados, esse estudo pode contribuir, em alguma medida, com a prática de psicólogos que atuam em processos de orientação profissional.

Palavras-chave:
 escolha profissional., interesse profissional, habilidades cognitivas