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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 36-1

Poster (Painel)


36-1

Revisão de um Inventário de Regulação de Emoções para Situações de Aprendizagem

Autores:
DANTAS, M.1, Silva, F. M. F.1, Bueno, J. M. H. 1
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
Resumo Geral

A regulação das emoções caracteriza-se por ser um fenômeno multiprocessual capaz de manter, intensificar ou diminuir a experiência emocional, seja em relação a emoções positivas ou negativas. Tendo em vista a validação de um instrumento construído com base no Modelo modal da emoção, que propõe cinco estratégias para a regulação das emoções, este trabalho se propôs à revisão de um Inventário de Regulação de Emoções para Situações de Aprendizagem (IREmos Aprender) com o auxílio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), de modo a analisar com maior precisão as suas propriedades psicométricas. Uma análise fatorial exploratória revelou uma estrutura fatorial semelhante às estratégias de regulação propostas pelo Modelo, contudo, mostrou-se necessária uma revisão do instrumento para a melhoria de sua precisão. Participaram deste estudo 365 alunos do 5º ao 9º ano, com idade média de 11,9 anos (DP=1,72), sendo 57,5 % do sexo feminino e 42,5% do sexo masculino. Para tanto, empregou-se o Modelo de Rasch, com o objetivo de investigar: ajustamento dos itens ao modelo da TRI; adequação da intensidade do construto representada nos itens em relação à habilidade apresentada pelos participantes; análise do traço latente; e probabilidades de ocorrência das categorias de resposta. Os resultados apontaram o desajuste nos índices de infit e outfit em alguns itens, sendo necessária a revisão destes para a adequação ao modelo da TRI. Observou-se que há pouca variabilidade quanto à mensuração de diferentes níveis de habilidade de regulação de emoções e os itens se concentram numa faixa próxima da habilidade dos participantes. Estes dados indicam a necessidade de novos itens que possam avaliar os sujeitos com diferentes níveis de habilidade, principalmente com níveis mais altos. Entende-se que a análise com TRI proveu informações mais detalhadas sobre o IREmos Aprender, que podem auxiliar estudos posteriores cujo objetivo seja o aprimoramento deste instrumento

Palavras-chave:
 regulação da emoção, parâmetros psicométricos, Teoria de Resposta ao Item


Agência de fomento:
CNPq