Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 55-1

Oral (Tema Livre)


55-1

Avaliação Psicológica: Um Panorama do Ensino no Ceará

Autores:
Gomes, G. V. A.1, Cardoso, L. M.1
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará

Resumo:
Resumo Geral

A formação do Psicólogo na área de Avaliação Psicológica é de suma importância e deve ocorrer de forma responsável e ética nas Instituições de Ensino Superior (IES). O aumento vertiginoso das IES ofertando graduação em Psicologia no Ceará e as preocupações com essa área justificam o objetivo deste trabalho de analisar aspectos teóricos formativos sobre o ensino de Avaliação Psicológica nas IES do Ceará. Foi feito o contato com coordenadores do curso de Psicologia das 13 instituições que o ofertavam e para a realização da pesquisa todos os procedimentos éticos foram respeitados. Foi mantido o contato com seis instituições (46,15%) e nove professores. A idade destes variou entre 24 e 45 anos (M=34,22 anos; DP=7,75) e estavam formados entre 2 a 19 anos (M=8,88 anos; DP=5,57). O instrumento para realizar a pesquisa foi o “Questionário sobre as Bases para o Ensino de Avaliação Psicológica”, construído pelos pesquisadores e organizado em quatro tópicos que buscaram informações dos professores sobre um perfil de Identificação pessoal, Formação/Atuação Profissional, Aspectos Institucionais dos professores vinculados às IES e conhecimento sobre Avaliação Psicológica. A caracterização dos professores mostrou que 77,77% eram do sexo feminino e 44,45% com naturalidade em Fortaleza. No perfil de formação/atuação profissional destacou-se a titulação de mestre (33,33%) ou doutor (33,33%) e 77,77% não tinham formação em Avaliação Psicológica. Referente aos aspectos institucionais foi percebido que 50% dos professores desenvolviam pesquisa na área e todos realizavam atividades práticas nas disciplinas que lecionavam. Sobre o conhecimento em Avaliação Psicológica, 75% mostraram que os testes psicológicos era um conteúdo importante e apenas 12,50% apontaram conteúdos do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e de estatística como relevantes. Os dados da pesquisa possibilitaram uma compreensão parcial sobre como está o ensino e a formação do psicólogo à atuação na área de Avaliação Psicológica no Ceará.

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Ensino da psicologia, Formação do psicólogo, Instituições de ensino superior