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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 63-1

Oral (Tema Livre)


63-1

AS INFLUÊNCIAS FAMILIARES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

Autores:
FISCHER, K.1, Karolyne1, Daniely1, Joselaine1, Erica1
1 MULTIVIX - Faculdade Capixaba de Nova Venécia

Resumo:
Resumo Geral

Este artigo tem a intenção de averiguar as interferências da família no processo de aprendizagem da criança, compreendendo a maneira como os aspectos emocionais podem atuar como propulsoras ou inibidoras do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Buscou-se verificar por meio do psicodiagnóstico até que ponto as relações familiares interferem de maneira efetiva no processo de aprendizagem. Para isso, utilizou-se como base o estudo de caso de uma criança, de 08 anos, atendida no Núcleo de Práticas Psicológicas da Multivix de Nova Venécia – ES. A criança apresenta dificuldades de aprendizagem e comportamento agressivo, fato que se agravou com a prisão do seu pai. Os instrumentos de avaliação foram o desenho livre, Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV), Teste de Desempenho Escolar (TDE), Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – versão para professores (TDAH), HTP (Casa, Árvore e Pessoa). Com base na análise dos testes percebe-se que suas funções cognitivas estão abaixo da média em comparação a crianças da sua idade. No que se refere à estrutura psicoafetiva revela um déficit emocional elevado. Desse modo, pode-se inferir que a afetividade conduz a aprendizagem. Os testes projetivos indicam insegurança e descrença em seu potencial o que aumenta sua ansiedade e hostilidade com o mundo externo. E o sintoma apresentado pela criança compreende-se como uma resposta àquilo que há de sintomático na estrutura familiar, irá refletir em seu desempenho escolar. Por isso, pode-se dizer que os aspectos familiares e emocionais, interferem de maneira efetiva no processo de aprendizagem, trazendo complexidade para a criança em aprender.

Palavras-chave:
 Aprendizagem, Criança, Desenvolvimento, Escola, Família