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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 91-1

Poster (Painel)


91-1

Análise dos estilos intelectuais de alunos do ensino fundamental: explorando diferenças.

Autores:
LIMA, H.1, OLIVEIRA, K. L.1, INACIO, A. L. M.1, HUSS, E. Y.1, MIRANDA, J. A.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

Os estilos intelectuais podem ser compreendidos como a forma pela qual a pessoa tende a se comportar no momento do estudo/aprendizagem, apresentando tanto componentes afetivos, como cognitivos e de personalidade. Baseado na Teoria do Autogoverno Mental os estilos intelectuais/pensamento podem ser caracterizados como a maneira preferencial empregada por cada indivíduo para obter conhecimentos e aplicar suas competências intelectuais. Foi objetivo do presente estudo analisar diferenças considerando ano escolar do Ensino Fundamental em relação aos estilos intelectuais. Foi utilizada a Thinking Styles Inventory em 134 alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental. A escala apresenta questões no formato likert no qual o aluno assinala a resposta mais adequada. A escala foi aplicada individualmente nos alunos que juntamente com seus pais ou responsáveis consentiram em sua participação. Foi possível observar diferenças entre alguns estilos. Para facilitar a análise os alunos foram agrupados em três níveis: 2º ao 4º anos, 5º ao 7º anos e 8º ao 9º anos. Assim, no estilo executivo os alunos mais novos obtiveram maior média. Essa maior pontuação pode estar relacionado ao fato de que alunos do 2º ao 4º ano buscam atividades que exigem e proporcionam um maior uso de regras. Para os estilos conservador e monárquico os alunos de 2º a 4º se saíram melhor do que os alunos mais velhos. Este resultado pode estar relacionado ao fato de que esse estilo requer comportamentos mais pautados em regras. A predominância de estilos executivo, conservador e monárquico, sugere que os alunos do Ensino Fundamental de 2º a 4º anos, possuem uma tendência ao cumprimento de regras, preferem seguir instruções e se concentrar em uma coisa por vez nas atividades a serem realizadas. Os dados aqui apresentados são exploratórios e novos estudos estão em andamento visando compreender melhor a forma de estudo dos alunos do ensino fundamental brasileiro.

Palavras-chave:
 Estilos Intelectuais, Ensino Fundamental, Aprendizagem


Agência de fomento:
CNPq/UEL