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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 91-2

Poster (Painel)


91-2

Levantamento dos estilos intelectuais no ensino fundamental por meio da análise de conteúdo.

Autores:
LIMA, H.1, OLIVEIRA, K. L.1, INACIO, A. L. M.1, HUSS, E. Y.1, BELUCE, Andrea Carvalho1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

Levantar os estilos intelectuais de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) foi o objetivo deste estudo. Participaram 75 alunos, sendo 15 de cada ano escolar estudado que frequentavam duas escolas públicas municipais de uma cidade paranaense. A média de idade foi de 8 anos e 2 meses (DP=1,8). Utilizou-se uma entrevista aberta contendo 35 questões sobre os estilos intelectuais de crianças do ensino fundamental. A entrevista foi baseada no Thinking Styles Inventory – TSI-R2. Os dados provenientes dessa entrevista serviram de subsídios, por meio da análise de conteúdo, para o refinamento de uma escala de estilos intelectuais própria para o contexto escolar brasileiro (foco de outra investigação). A coleta foi individual em horário previamente agendado com cada escola e ocorreu em uma sala cedida pela instituição de ensino e com o consentimento dos alunos e seus respectivos responsáveis. Cada entrevista durou aproximadamente 40 minutos. Os dados passaram por uma análise de conteúdo que permitiu a categorização das respostas e posteriormente foram submetidos à estatística descritiva e evidenciaram que a maioria (54%) dos alunos costumam preferir atividades realizadas em equipe/grupo. Parece que preferem (61%) receber orientações ou serem dirigidos para realizarem as atividades propostas. Também relataram (76%) que gostam de receber feedbacks positivos acerca do próprio desempenho e que ficam chateados quando tiram notas baixas na escola. Os alunos também responderam que apresentam rotina de estudo (57%) e que consideram a leitura uma atividade importante para seu aprendizado (65%). Novos estudos estão em andamento, visando a construção de itens mais refinados para se levantar os estilos intelectuais dos alunos.

Palavras-chave:
 Estilos Intelectuais, aprendizagem, Ensino Fundamental


Agência de fomento:
CNPq/UEL