Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 104-1

Mesa-Redonda


104-1

Perfeccionismo: modelo teórico e aplicações práticas na clínica psicológica

Autores:
MANSUR, M.1, Soares, F.H1, Assumpção, A.A1, Rios, R1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Perfeccionismo: modelo teórico e aplicações práticas na clínica psicológica Marcela Mansur Alves, Flávio Henrique Soares, Alessandra Almeida Assumpção, Rachel Rios (Programa de Pós-Graduação em Psicologia /Universidade Federal de Minas Gerais) O perfeccionismo é um construto multidimensional que pode ser caracterizado pela busca de padrões de desempenho muito altos e demandantes e intolerância aos erros. O construto apresenta fortes relacoes com tracos fundamentais da personalidade, embora seu status quanto adaptacao e seu desenvolvimento ainda sejam discutidos. A avaliacao conjunta do perfeccionismo com outros construtos psicologicos indica uma tendencia a adiar tarefas por intolerancia a erros ou crencas disfuncionais. Este comportamento de procrastinacao e debilitante e presente em muitos perfeccionistas. A procrastinação, por sua vez, é um construto que pode ser caracterizado pelo atraso para iniciar, finalizar tarefas ou tomar decisões cujos resultados são quase sempre prejudiciais para o indivíduo. Estudos apontam para características comuns entre os procrastinadores e os perfeccionistas, pois ambos têm padrões comportamentais elevados e desejam provar crenças não realistas. Além disso, os dois tipos experimentam o medo de cometer erros, enquanto atribuem importância significativa à continuação do permanente sucesso. Os comportamentos relativos ao perfeccionismo e à procrastinação podem causar sofrimento e prejuízos significativos ao indivíduo. Assim, defende-se que as práticas de mindfulness podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para lidar com o perfeccionismo desadaptativo e a procrastinação. Dessa forma, a presente proposta objetiva o constructo perfeccionismo do pontos de vista de seus modelos teóricos e rede nomológica, além das possibilidades de aplicações na clínica psicológica.

Resumo Apresentador 1

Qual a relação entre o perfeccionismo e a personalidade? O Perfeccionismo é um traço de personalidade? Flávio Henrique Soares, Marcela Mansur-Alves (Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais) O perfeccionismo é um conceito complexo, mas que, em linhas gerais, se relaciona à busca de padrões de desempenho muito altos e demandantes, intolerância aos erros, sendo que estes comportamentos se mantém a despeito de suas consequências negativas para o indivíduo. Os modelos atuais do perfeccionismo são, em sua maioria, multidimensionais. As dimensões como Ordem (preferência por organização), Altos padrões de desempenho (estabelecimento de padrões de desempenho e expectativas de metas muito demandantes) e Discrepância (a incongruência entre o desempenho esperado e o percebido) aparecem com recorrência na literatura. Argumenta-se hoje que o perfeccionismo possui algumas associações com os traços de personalidade, conforme postulados pelo modelo os cinco grandes fatores. Por exemplo, altos niveis de neuroticismo relacionam-se a caracteristicas negativas do perfeccionismo, como a discrepancia. Por sua vez a dimensao da personalidade conhecida como conscienciosidade apresenta um papel protetivo para os perfeccionistas bem adaptados. Para além destas relações, tem-se discutido se o perfeccionismo pode ser entendido como uma tendência básica da personalidade (traços) ou como uma adaptação característica, que podem ser entendidas como componentes da personalidade que emergem da relação entre os traços básicos e o ambiente, tais como autoconceito e as crenças pessoais. Nesse sentido, o presente trabalho pretende colocar em discussão a relação do perfeccionismo com a personalidade, problematizando seu status conceitual a fim de melhor entender sua origem e desenvolvimento, além de formas mais adequadas de mensuração do mesmo.

Resumo Apresentador 2

Perfeccionismo e procrastinação são constructos associados? Rachel Rios (Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais) A procrastinação é um construto complexo que pode ser caracterizada pelo atraso para iniciar, finalizar tarefas ou tomar decisões cujos resultados são quase sempre prejudiciais para o indivíduo. Evidências teóricas têm apontado uma associação entre o comportamento de procrastinar e as crenças de perfeccionismo, considerando que o medo do fracasso e o alto grau de expectativa relacionado ao desempenho em tarefa, pode levar o indivíduo a adiar a tomada de decisão ou nem mesmo inicia-la. Nesse sentido, o presente trabalho visa levantar na literatura as relações entre a procrastinação e o perfeccionismo a partir de uma revisão teórica. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Scopus e Google Acadêmico. As buscas foram realizadas com os descritores perfeccionismo e procrastinação usados em conjunto, em português e inglês. Foram excluídos artigos anteriores ao ano 2000. Na revisão de literatura foram encontrados oito artigos abordando a relação entre perfeccionismo e procrastinação. Resultados: evidências teóricas apontam para características comuns entre os procrastinadores e os perfeccionistas, pois ambos têm padrões comportamentais elevados e desejam provar crenças não realistas. Além disso, os dois tipos experimentam o medo de cometer erros, enquanto atribuem importância significativa à continuação do permanente sucesso. Ao considerar a relação de causa e efeito entre perfeccionista e procrastinação, os pesquisadores sugerem que a maioria dos perfeccionistas são procrastinadores, pois indivíduos perfeccionistas apresentam necessidade de cumprir de altos padrões de desempenho irracionais sobre si mesmos e procrastinam por não acreditar que podem alcançar e satisfazer essas necessidades. Essas atitudes tendem a provocar medo do fracasso ou a percepção de pouca ou nenhuma competência para lidar com a tarefa, além de preocupação excessiva sobre a avaliação do outro em seu trabalho, procrastinando.

Resumo Apresentador 3

O uso de mindfulness como uma ferramenta terapêutica para lidar com o perfeccionismo desadaptativo e com a procrastinação Alessandra Assumpção (Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais) Mindfulness é uma capacidade intrínseca e modificável da mente humana. Como um estado ou processo da consciência é definida como prestar atenção de uma maneira particular no presente momento: intencionalmente, sem julgamento, de maneira amorosa, compassiva e com abertura e interesse à experiência. A prática de mindfulness enfatiza a observação dos eventos presentes ao invés de compará-los, avaliá-los ou ruminá-los com experiências do passado ou criar expectativas, altos padrões irrealistas para o futuro. As práticas e intervenções baseadas em mindfulness podem ser comprendidas como um treinamento mental para o cultivo de estados de atenção plena no cotidiano. Defende-se que as práticas de mindfulness podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para lidar com o perfeccionismo desadaptativo e a procrastinação a partir da compreensão de que as coisas são como são e que o julgamento, a comparação e as fortes críticas direcionadas a si mesmo podem contribuir para o desenvolvimento de sintomas psicopatológicos. Além disso, é possível trabalhar também questões como o aumento da aceitação, autocompaixão e a abertura ao aqui e agora ao invés de se prender a imperativos do tipo “deveria” e “poderia” bem como o desejo de controlar o presente e o futuro. Dessa forma, a presente proposta objetiva discutir e exemplificar o uso de mindfulness como uma abordagem psicoterapêutica para lidar com o perfeccionismo desadaptativo e a procrastinação.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 perfeccionismo, avaliação, intervenção


Agência de fomento:
Capes