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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 112-2

Poster (Painel)


112-2

CORRELAÇÕES ENTRE IDADE, SEXO E ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DOS TESTES DE ATENÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO

Autores:
REBELLO, E. M.B.1, PRESA, L. A. P.1, SILVA FILHO, J. H.1, OIZUMI, F.2
1 UFAM - Universidade Federal do Amazonas, 2 CLIMEP - Clinica Médica e Psicológica

Resumo:
Resumo Geral

Segundo dados do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, a falha de atenção foi responsável por mais de 35.000 acidentes em 2000 e em 2002 esse número ultrapassou 37.000 acidentes. Desta forma, a atenção do motorista é indispensável para a direção um veículo automotor, onde se considera também os processos perceptivos e da informação, tomada de decisão e ações psicomotoras voluntárias. Isto nos leva para a importância da avaliação psicológica da atenção e raciocínio lógico no contexto do trânsito. Estudos com objetivos de investigar a atenção em candidatos à Carteira Nacional de Habilitação - CNH apontam uma influência significativa no desempenho dos candidatos no teste de atenção, considerando as variáveis idade e escolaridade. Nosso estudo, que teve como objetivo identificar a correlação entre testes de atenção e raciocínio lógico com a escolaridade, idade e sexo dos candidatos à primeira ou renovação da CNH, bem como a comparação entre os grupos, apontou para a confirmação desses achados. A amostra foi composta pelos resultados de 461 candidatos à primeira habilitação ou renovação da CNH numa clínica de avaliação psicológica credenciada pelo DETRAN-AM. As comparações entre as médias dos grupos de variáveis indicaram que existem diferenças significativas para a variável “sexo” nos testes TADIM (atenção difusa) e TRAP (raciocínio lógico), onde o sexo feminino obteve maior média, mas não para o teste de atenção concentrada (TACOM). Em relação à “faixa etária” dos candidatos, os resultados apontam que existem diferenças significativas entre os grupos, onde as médias decaem com o aumento da idade. Quanto ao “nível de escolaridade”, a comparação indicou diferença significativa entre todos os níveis de escolaridade, ou seja, uma maior escolaridade é acompanha de melhores escores de pontuação, porém no teste TRAP os níveis médio e superior não apresentaram diferença significativa entre si, embora apresentem diferença entre os demais níveis.

Palavras-chave:
 Trânsito, Avaliação psicológica, Atenção, Raciocínio lógico