Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 113-1

Poster (Painel)


113-1

Escala de Manejo de Impressão e de Autoengano de Paulhus: Análise da Estrutura Fatorial

Autores:
LIMA, A.R.1, Simões, N. C.1, Reis, A. S.1, Silva, A. G.1, Cordeiro, N. C. A.1, Quero, M. B.1, Sant'Anna, E. S.1, Hauck Filho, N.1
1 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

Um dos desafios da avaliação psicológica via autorrelato são vieses de resposta, isto é, formas de responder que mascaram a verdadeira medida do traço latente do indivíduo. A desejabilidade social figura entre os principais vieses, ocorrendo quando a pessoa fornece uma avaliação excessivamente positiva de si mesmo. Um modelo amplamente aceito na literatura especifica duas dimensões desse viés de resposta: o manejo de impressão (isto é, a manipulação consciente das respostas aos itens) e o autoengano (isto é, distorções inconscientes derivadas de possíveis perturbações na autoestima). Este trabalho se propõe a analisar a estrutura fatorial de um instrumento de autorrelato que avalia desejabilidade social, a Escala de Manejo de Impressão e de Autoengano. A amostra foi composta por 466 adultos (M = 25,22 anos, DP = 7,05, 60,27% mulheres) que responderam a um questionário online e presencial. A análise fatorial exploratória foi avaliada por meio do programa Factor 10.3. Os resultados, claramente, replicaram o modelo de dois fatores do instrumento. Não obstante, uma solução de quatro fatores também se mostrou plausível, sendo bastante coerente com abordagens teóricas mais recentes da desejabilidade social, que separam componentes moralistas e individualistas dentro das dimensões manejo de impressão e autoengano. Apesar de não ter sido a intenção quando de sua elaboração, aparentemente, o instrumento pode proporcionar informação sobre facetas mais específicas da desejabilidade social. Os resultados apresentam implicações quanto à teoria e à prática da avaliação da desejabilidade social.

Palavras-chave:
 autoengano, manejo de impressão, análise paralela, viés egoísta, viés moralista


Agência de fomento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico