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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 116-1

Poster (Painel)


116-1

Depressão, motivos para viver e o significado do suicídio em graduandos de Psicologia

Autores:
SILVA, G.D.1, Dr1
2 USF - Universidade São Francisco, 3 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

Estima-se que de 15% a 25% dos universitários desenvolva algum transtorno mental na formação acadêmica, sendo a depressão um dos mais prevalentes. Fatores como a saída da casa dos pais para o ingresso em uma Universidade, o afastamento do ambiente familiar, pressões e preocupações relacionadas ao futuro, bem como as exigências acadêmicas podem atuar no desenvolvimento de sintomas de depressão, ideação suicida e/ou tentativas de suicídio em estudantes. O objetivo da pesquisa foi investigar índices de depressão e motivos para viver em graduandos de Psicologia. Participaram 77 alunos (M=22,83; DP=6,8; 72,7% mulheres), que responderam a Escala Baptista de Depressão (Versão-Adulto) (EBADEP-A), a Escala de Motivos para Viver (EMVIVER) e uma pergunta aberta sobre o que os estudantes pensavam a respeito do suicídio. Foram encontradas correlações negativas entre a EBADEP-A e EMVIVER, demonstrando que à medida que aumenta a sintomatologia depressiva, os motivos para viver diminuem ou vice-versa. A análise qualitativa demonstrou que a maior parte dos participantes veem o suicídio como uma maneira de acabar com a dor/sofrimento, incapacidade de lidar com problemas, fuga, dentre outros, sendo que as respostas foram divididas em categorias intituladas de “Respostas de base científica” e “Respostas de base não científica”. Verifica-se a necessidade de novas investigações para um maior conhecimento a respeito da compreensão do suicídio, de modo a possibilitar formas de prevenção.

Palavras-chave:
 depressão, estudantes, motivos para viver, suicídio


Agência de fomento:
CAPES