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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 118-1

Poster (Painel)


118-1

PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL: ANÁLISE DE ESTUDOS DE CASO

Autores:
FERREIRA, J.1
1 USF/UNIBRASIL - Universidade São Francisco/ Centro Universitário Unibrasil

Resumo:
Resumo Geral

O interesse na saúde mental de crianças e adolescentes têm aumentado, devido à compreensão de que algumas dificuldades emocionais e comportamentais que aparecem na infância nem sempre são transitórias do desenvolvimento normal e podem representar risco para o desenvolvimento de psicopatologias ao longo da vida. Diante da importância desse conteúdo para a Psicologia, as instituições de ensino e os docentes têm incluído em suas grades de ensino como disciplina obrigatória Psicopatologia Infantil. Assim, o objetivo deste estudo foi compilar 12 estudos de caso colhidos e analisados por alunos do quarto período de Psicologia, matriculados em uma instituição particular do estado do Paraná. A coleta dos dados foi realizada em ambientes diversos como na casa das crianças, na escola e instituições que oferecem apoio às crianças especiais. Foram realizadas observações das crianças, entrevistas com pais e professores, e análise de documentos, dentre eles, laudos e atas escolares. As idades das crianças variaram entre quatro e 11 anos, os diagnósticos estabelecidos por profissionais da saúde mais comuns eram de transtorno do espectro autista, déficit de atenção e hiperatividade, e dificuldade de aprendizagem. Verificaram-se dificuldades e demora no estabelecimento dos diagnósticos infantis, falta de orientação aos pais e a escola sobre os transtornos mentais da infância, bem como a falta de intervenções psicológicas. Os resultados indicaram também que alguns diagnósticos não condizem com os comportamentos apresentados pelas crianças e relatados por pais e professores, que sinalizam a necessidade de reavaliações constantes para corroborar ou refutar os diagnósticos já estabelecidos e também no intuito de analisar a possibilidade de inclusão de comorbidades associadas. Diante dos resultados, ressalta-se a importância de avaliações diagnósticas realizadas de forma consistente e cuidadosas pelos profissionais da saúde, principalmente psicólogos, buscando compreender o contexto desenvolvimental, relacional e ambiental da criança e também a necessidade do tratamento interventivo psicoterápico.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, psicodiagnóstico, formação, psicopatologia, psicologia