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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 118-2

Poster (Painel)


118-2

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA COM GRUPO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores:
FERREIRA, J.1,2, Paula, C.1, Oliveira, J. 1, Almeida, L. 1, Vasconcelos, V. 1
1 UNIBRASIL - Centro Universitário Unibrasil, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

O objetivo deste estudo foi avaliar e intervir em casos de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/S), bem como promover orientação aos pais e cuidadores Este foi um projeto desenvolvido no Estágio Supervisionado em Psicologia realizado em um colégio público do estado do Paraná que possui uma Sala de Recurso para AH/S. Foram realizadas entrevistas individuais com os pais para o levantamento de dados acerca do ambiente familiar, das etapas do desenvolvimento e infância dos educandos, além da psicoeducação sobre AH/S e orientações quanto ao andamento do Projeto. Participaram das atividades 10 alunos, com idades variando entre 9 a 14 anos, todos com diagnósticos já pré-estabelecidos de altas habilidades/superdotação. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) nos alunos e verificou-se de maneira geral, um déficit de habilidades sociais, fator que influenciava negativamente nas relações interpessoais. Assim, durante o processo de intervenção de 10 encontros foram contempladas diversas temáticas com o intuito de desenvolver as habilidades socioemocionais, dentre elas, comunicação, amabilidade, empatia, criatividade/imaginação, planejamento/organização, regulação emocional, autocontrole, trabalho em equipe e outras. Os temas propostos foram trabalhados por meio de dinâmicas de grupo, músicas, painel temático, técnicas de relaxamento e discussões. Apesar de terem ocorrido algumas intercorrências ao longo do estágio, foi possível observar que o trabalho desenvolvido contribuiu para o autoconhecimento dos alunos em relação às características de AH/S, bem como promoveu melhora na interação do grupo, elevação da autoestima e confiança dos participantes. Concluiu-se que a Psicologia pode contribuir de diversas maneiras com esse público, seja estimulando o papel dos pais no desenvolvimento do indivíduo com altas habilidades, bem como no treinamento de habilidades importantes para os alunos e na elaboração de pesquisas, a fim de aumentar o arcabouço teórico sobre o tema.

Palavras-chave:
 formação, estágio, psicologia escolar, altas habilidades