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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 124-1

Poster (Painel)


124-1

Nível Educacional Materno e Condições Socioeconômicas da Família: Qual a Relação com Desempenho Escolar?

Autores:
FABRETTI, R. R.1, VIAPIANA, V. F.2, SARTORI, M. S.2, GONÇALVES, H. A.2, GIACOMONI, C. H.1, FONSECA, R. P.2, STEIN, L. M.2
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

Fatores socioeconômicos e culturais podem influenciar no desempenho escolar de crianças. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar, em uma amostra brasileira, as relações entre escolaridade da mãe, condições socioeconômicas da família e o desempenho em escrita, aritmética e leitura. Participaram do estudo 147 estudantes (M=8,08 anos, DP=1,23) de 1º a 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas (N=46; 31,3%) e privadas (N=101; 68,7%). Os estudantes foram avaliados pelos subtestes Escrita, Aritmética e Leitura do Teste de Desempenho Escolar: Segunda Edição (TDE-II) e um questionário de dados sociodemográficos e de aspectos de saúde, analisado a partir do Critério de Classificação Econômica Brasil (ABEP, 2012). Foi realizada ponderação de casos por sexo, com vistas a ajustar a amostra de modo a refletir adequadamente a proporção de meninos e meninas da população. A amostra também foi dividida em grupos por ano escolar. Posteriormente, realizou-se análises de Correlação de Pearson. Constatou-se que, nos quatro primeiros anos escolares, o desempenho em escrita, leitura e aritmética apresentou correlações moderadas a altas com a escolaridade da mãe, sendo que as magnitudes correlacionais foram mais fortes nos três primeiros anos. Com relação ao nível socioeconômico, correlações fracas a moderadas foram encontradas, sendo maiores no primeiro ano escolar. Os resultados obtidos corroboram os estudos internacionais que relacionam escolaridade da mãe e nível socioeconômico com o desempenho escolar dos filhos, mostrando características desta relação na população brasileira. Discute-se a importância de considerar a escolaridade dos pais para além das condições econômicas como uma variável influente no desempenho escolar. Uma possível hipótese explicativa das magnitudes correlacionais mais altas entre escolaridade da mãe e desempenho escolar parece estar relacionada ao fato de que mães com maior escolaridade, de forma geral, envolvem-se mais na rotina escolar dos filhos.

Palavras-chave:
 Desempenho Escolar, Desempenho em Aritmética, Desempenho em Escrita, Desempenho em Leitura, Escolaridade Materna