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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 131-1

Poster (Painel)


131-1

Crianças e adolescentes tutelados: quais suas principais demandas e dificuldades

Autores:
GARCIA, K.1, Stum, J. C.1, Souza, D. S.1, Cauduro, G. N.1, Yates, D. B.1
1 CAP-UFRGS - Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: Diversos fatores influenciam no desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes, como o contexto sociocultural, temperamento, genética e interações com o cuidador. Por motivos como negligência, alguns indivíduos são retirados de suas famílias, passando para tutela do abrigo, de pais adotivos ou de outros familiares. Objetivo: Descrever queixas e resultados das avaliações de crianças e adolescentes tutelados avaliados no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP). Método: Estudo retrospectivo quantitativo de 13 pacientes tutelados, atendidos entre 2014 e 2016 (14,28% dos casos atendidos nesse período). Foram realizadas análises da frequência de queixas e de indicadores clínicos do Questionário de Comportamentos da Criança (CBCL 6-18 - ASEBA). Foram levantados os diagnósticos formais ou conclusões fornecidos pela avaliação. Resultados: O grupo foi composto por 8 meninos e 5 meninas, com idade média de 11,46 anos (DP=3,75). A queixa mais frequente entre os pacientes tutelados foi ansiedade (30,77%), seguida por desatenção (23,08%), problemas de conduta (23,08%) e problemas neurodesenvolvimentais (23,08%). No CBCL, os indicadores em níveis clínicos de dificuldade de atenção foram identificados em 84,62% dos casos, de prejuízos sociais em 76,92%, de sintomas afetivos e de ansiedade em 69,23%, de problemas internalizantes em 61,54%; e de sintomas de ansiedade e depressão, comportamento agressivo, Transtorno de Estresse Pós-traumático em 53,85% dos casos analisados. Dentre os diagnósticos formais, sete pacientes fecharam critérios diagnósticos para Deficiência Intelectual e um para Transtorno de Aprendizagem nas habilidades de leitura, escrita e matemática. Entre os conteúdos expressos na conclusão dos documentos, foram citadas dificuldades de aprendizagem em 53,85%, e alterações de humor em 23,08%. Conclusão: O grupo descrito apresenta como principais prejuízos em seu desenvolvimento problemas cognitivos e emocionais em frequências semelhantes, embora haja um predomínio de diagnósticos formais de transtornos neurodesenvolvimentais.

Palavras-chave:
 tutelados, diagnóstico, adolescente, criança