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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 140-1

Poster (Painel)


140-1

Evidências de validade de conteúdo de uma medida de ansiedade para o contexto esportivo

Autores:
CRISTINE, K.1, Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Resumo Geral

A ansiedade é vista como um mecanismo de defesa adaptativo e funcional que emite sinais de advertência que preparam o atleta para responder de modo eficaz à situação competitiva. Envolve ativação do organismo, tensão, apreensão e nervosismo. O objetivo do presente estudo foi buscar evidências de validade, baseadas no conteúdo, de uma escala elaborada para mensurar ansiedade especificamente no contexto do esporte. A análise de juízes contou com a participação de oito especialistas no construto e/ou construção de instrumentos. Os juízes foram instruídos a indicar a faceta correspondente a cada item, adequação do item ao público alvo e relevância para a avaliação do construto. Para a verificação da concordância entre juízes foi calculada porcentagem e coeficiente kappa. A amostra da análise semântica foi composta por dez atletas do público alvo, sendo dois participantes, um de cada sexo, por nível de escolaridade: fundamental completo, médio incompleto, médio completo, superior incompleto e superior completo. Os participantes responderam ao instrumento e avaliaram sua clareza, redação e diagramação. Foram identificados pelos juízes quatro itens que não apresentaram relevância ou não abordaram o construto. Sugestões de alterações foram ponderadas e as modificações necessárias foram realizadas. A análise pela porcentagem indicou 80,94% de concordância entre os oito juízes para os 128 itens elaborados. O coeficiente kappa calculado a partir da categorização por dimensões indicou concordância substancial significativa entre os avaliadores. Quanto à análise semântica, nenhum dos atletas teve dúvida sobre o conteúdo dos itens e das instruções. Indicaram clareza em relação às instruções, diagramação e pontuaram questões relativas à redação de três itens, que foram reformulados. A partir dos resultados apresentados verifica-se que o instrumento possui evidências que apontam para a representação adequada do construto. Ademais, o instrumento deve ser submetido a outras modalidades de estudos de validade para que seu uso seja sustentado.

Palavras-chave:
 psicometria, validade de conteúdo, construção de instrumentos, psicologia esportiva, ansiedade


Agência de fomento:
CAPES