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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 147-1

Oral (Tema Livre)


147-1

O processo de construção da Escala de Autopercepção de Desempenho Criativo

Autores:
SOUSA, V. G.D.1
2 UEG - Universidade Estadual de Goiás

Resumo:
Resumo Geral

O desempenho criativo tem a relação com “o que e quanto” uma mente criativa produz. Desempenho criativo é a manifestação do potencial de criatividade do indivíduo. Visando sua mensuração, propôs-se a elaboração da Escala de Autopercepção de Desempenho Criativo, a partir de base teórica (Wechsler, Amabile, Sternberg & Lubart, Beghetto, Alencar & Fleith, Lubart, Tierney & Farmer) que permitiu destacar variáveis e categorias relacionadas à criatividade como fluência, motivação, flexibilidade, autonomia, originalidade, persistência, abertura a criticas e ideias divergentes, geração de ideias. Para a elaboração desta Escala atendeu-se as recomendações de Reppold et al (2014), Pasquali (1999), Conselho Federal de Psicologia (2003). A Escala de Autopercepção de Desempenho Criativo, composta por 17 itens, em Escala Likert de seis pontos, objetiva identificar a capacidade e o nível de desempenho criativo, a partir das experiências vivenciadas, dos acadêmicos concluintes dos cursos da Universidade Estadual de Goiás. Para a verificação das evidências de validade, baseadas no conteúdo, realizou-se uma análise teórica por juízes, mestrandos e doutorandos, com conhecimento teórico sobre desempenho criativo, no sentido de verificar se os itens propostos têm pertinência e são adequados teoricamente, bem como verificar se há alguma peculiaridade do construto que não foi coberta na proposta do instrumento. Paralelamente foi realizada uma análise semântica dos itens, com estudantes dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Goiás, de ambos os sexos, escolhidos aleatoriamente, para averiguar o nível de compreensão, no sentido de ampliar a validade aparente e necessidade de modificações para melhor compreensão. Tendo em vista a aprovação do Comitê de Ética, iniciou-se o processo para a coleta de dados e aplicação da Escala visando a realização das análises pertinentes, para fins de validação, prevista para janeiro de 2017.

Palavras-chave:
 Potencial de criatividade, Ensino Superior, Desempenho criativo, Autopercepção, Escala


Agência de fomento:
Universidade Estadual de Goiás