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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 148-1

Oral (Tema Livre)


148-1

Automonitoria: adaptação e validação de instrumento para a realidade brasileira

Autores:
MORAES, M. C. L.D.1, Adriana Benevides Soares2,3
1 UNIESP - União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo , 2 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira, 3 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Geral

Entende-se por automonitoria às diferenças individuais na habilidade em regular a expressão de comportamentos e a aparência pública. A automonitoria é uma habilidade apontada como facilitadora nas relações interpessoais. Indivíduos com elevada automonitoria agem pelas contingências situacionais e conforme os papéis desempenhados e os com baixa automonitoria tendem a se orientar por aspectos disposicionais, sendo condescendentes diante de situações adversas. Tendo em vista a necessidade de ter uma medida para mensurar automonitoria, e que não foram encontradas escalas adaptadas a realidade brasileira, o presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala de Automonitoria (Snyder & Gangestad, 1986). A amostra contou com 200 estudantes universitários, de Instituições de Ensino Superior (IES) particular e pública, de diferentes graduações e ambos os sexos. A coleta dos dados ocorreu nas instituições de ensino. O instrumento utilizado foi a versão em inglês da Escala de Automonitoria com 18 itens ( α=0,70). Todos os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o estudo foi aprovado no Comitê de ética da Universidade. A Análise Fatorial Exploratória (AFE) indicou a extração de dois fatores e a exclusão de oito itens, sugerindo ainda que estudantes lidam com as situações levando em consideração tanto aspectos externos percebidos nas vivências do cotidiano da universidade como também tentando considerar aspectos internos relevantes para adequarem-se ao novo contexto e as novas amizades. Em termos de limitações, apesar do índice de confiabilidade da escala, os resultados não podem ser generalizados para um público mais amplo do que aquele formado por estudantes universitários. Pesquisas futuras poderiam investigar se a estrutura obtida para a escala permanece sem alterações significativas quando replicada em outras amostras. A escala pode ser usada para identificar estudantes no que diz respeito à automonitoria e auxiliar como indicador de ajustamento acadêmico.

Palavras-chave:
 automonitoria, adaptação , validação, adaptação acadêmica