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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 148-2

Oral (Tema Livre)


148-2

Inventário de Resoluções de Problemas Sociais e Automonitoria: estudo confirmatório e de convergência dos instrumentos.

Autores:
MORAES, M. C. L.D.1, Adriana Benevides Soares2,3
1 UNIESP - União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo, 2 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira, 3 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Geral

Novos vínculos e situações podem ser concebidos como obstáculos, problemas de difícil transposição para muitos indivíduos. A resolução de problemas sociais é definida como um processo cognitivo e comportamental no qual a pessoa identifica, descobre ou elabora estratégias efetivas ou adaptativas para enfrentar problemas presentes no cotidiano. A automonitoria diz respeito à forma como as pessoas podem exercer o controle expressivo de sua autoapresentação em público. Assim, investigou-se a estrutura da Escala de Automonitoria-EA (Snyder & Gangestad, 1986) adaptada e validada para a realidade nacional e se esta permanece sem alterações significativas em amostra replicante, além de avaliar a relação com o Inventário de Resolução de Problemas-IRPS (D’Zurilla & Nezu, 1990) . Participaram 400 estudantes de instituições de Educação Superior pública e privada, de diferentes graduações e de ambos os sexos. Os dados foram coletados in loco. Todos os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o estudo foi aprovado no Comitê de ética da Universidade. A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) da Escala de Automonitoria (EA) encontrou índices de ajuste que suportam a aceitabilidade do modelo da EA. A modelagem por equações estruturais (MEE) mostrou que a habilidade em resolução de problemas (HRP) apresentou impacto significativo e negativo nos níveis de automonitoramento, sugerindo que estudantes que apresentam maior HRP estariam menos atentos ou interessados nas pistas do contexto para regularem a forma de expressar o comportamento. Sugere-se que estudos futuros investiguem a estrutura da EA utilizando técnicas psicométricas que permitam o aprofundamento da investigação da dimensionalidade da escala para a realidade brasileira. A utilização da EA e o IRPS no contexto universitário contribui na identificação de situações consideradas problemáticas pelos estudantes tanto na esfera acadêmica como social, cooperanndo na (re)formulação de ações ou intervenções institucionais no intuito de ajudar o estudante a se adaptar ao Ensino Superior.

Palavras-chave:
 automonitoria, resolução de problema, adaptação acadêmica