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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 155-1

Poster (Painel)


155-1

Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade e o baixo rendimento acadêmico: um estudo correlacional

Autores:
DE, A. N. L.H.1, Perez, N. C. S.3, Silva, O. F. 2, Brito, T.R.S.2
1 FMN - Faculdade Maurício de Nassau, 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba, 3 UFPI - Universidade Federal do Piauí

Resumo:
Resumo Geral

As queixas escolares são um dos principais motivos de encaminhamentos de crianças à rede pública de saúde. Entre elas, destacam-se as dificuldades características do Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o baixo rendimento escolar, os quais podem vir a comprometer os sentimentos de autoestima, auto eficácia e autoconceito. Neste contexto, objetivou-se neste estudo avaliar se os comportamentos característicos do TDAH estão associados ao baixo rendimento escolar. Contou-se com 237 escolares, com idade variando entre 6 e 12 anos, a maioria do sexo masculino (54%) e que cursavam entre o primeiro e quarto ano do Ensino Fundamental I de escolas públicas de Parnaíba-PI. Utilizou-se como instrumentos a versão pais do Child Behavior Checklist CBCL 6-18, o Teacher Report Form (TRF 6-18) versão professores e um questionário demográfico. Realizaram-se análises de estatísticas descritivas e regressão logística. Os resultados apontaram um expressivo índice de escolares com dificuldades características do TDAH (25,7%) e com baixo rendimento escolar (14,8%). O modelo de regressão logística demonstrou uma boa capacidade de discriminação, apresentando o índice da área abaixo da curva ROC superior a 0.70. Observou-se ainda que o risco de apresentar rendimento escolar abaixo da média se vê aumentado em 1.7 vezes na presença dos comportamentos característicos do TDAH (OR=1.7; IC=95%: 0.8 a 3.9). Este risco também se vê incrementado em escolares advindos de família não nuclear (OR= 3.3; IC=95%: 1.5 a 7.5). Ademais, o nível sócio econômico baixo também aumenta este risco (OR=4.6; IC=95%: 1.0 a 20.4). Os resultados aqui encontrados sobre o TDAH, baixo rendimento escolar comprovam não só a importância de mais estudos sobre a temática, mas também da implantação de programas de prevenção junto às escolas, visando o desenvolvimento de habilidades e competências para que estas crianças e seus pais sintam-se capazes de enfrentar os desafios inerentes ao ciclo evolutivo.

Palavras-chave:
 TDAH, Rendimento acadêmico, Correlação