Oral (Tema Livre)
161-1 | Relações entre a compreensão de leitura e as habilidades metalinguísticas no Ensino Fundamental I | Autores: | SATICO, A.1, Santos, A. A. A.1 1 USF - Universidade São Francisco |
Resumo: Resumo Geral
A compreensão de leitura se refere à habilidade de interpretação, apropriação e produção de inferências a partir da leitura. Por sua vez, as habilidades metalinguísticas viabilizam a noção e o manejo deliberado da língua. Dentre elas, destacam-se neste estudo, a consciência morfológica flexional e derivacional, como as menores unidades linguísticas detentoras de sentido que constituem a palavra e, a consciência metatextual, caracterizada pela distinção entre os gêneros textuais. Dada a importância de ambas, este estudo se propôs a verificar as correlações existentes entre a compreensão de leitura e essas habilidades metalinguísticas em uma amostra de 71 alunos (2° ao 5° anos) do Ensino Fundamental I, sendo 30 meninos e 41 meninas. Objetivou, ainda, aferir diferenças de desempenho para as variáveis sexo e ano escolar. Utilizaram-se dois testes de Cloze, Tarefas de Avaliação da Consciência Morfológica e o Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual. Identificaram-se correlações significativas, positivas e de magnitude moderada a forte entre a compreensão de leitura e as habilidades metalinguísticas. Não houve diferença estatisticamente significativa em razão da variável sexo. No que se refere ao ano escolar, constataram-se diferenças significativas nos testes de Cloze, TCM Flexional e QACM, com a separação dos anos escolares por subgrupos de desempenho. Os alunos do 5° ano apresentaram as maiores médias em comparação aos alunos dos demais anos escolares. Tais resultados se mostraram em conformidade com a literatura, a qual sugere que, conforme o aluno adquire o domínio em compreensão de leitura também desenvolve as habilidades metalinguísticas e vice-versa. Portanto, ressalta-se a relevância de estudos que objetivem a investigação de habilidades linguísticas e metalinguísticas nos primeiros anos escolares, a fim de se ampliar o conhecimento acerca dos elementos subjacentes à instrução formal, bem como corroborar com o aprimoramento de práticas pedagógicas e com a elaboração de intervenções, principalmente em nível preventivo.
Palavras-chave: avaliação psicoeducacional, consciência metatextual, consciência morfológica, habilidade linguística, instrução formal
Agência de fomento: Cnpq |