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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 163-2

Poster (Painel)


163-2

Autoestima e depressão em crianças do Ensino Fundamental

Autores:
GAMA, V. M.1, LINS, M. R. C.1
1 IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília

Resumo:
Resumo Geral

O presente estudo objetivou investigar a relação entre depressão e autoestima em estudantes do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Participaram da pesquisa 330 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 15 anos, matriculados do 5º ao 8º ano em escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e a Escala de Autoestima de Rosenberg. A aplicação dos instrumentos deu-se de forma coletiva, nos turnos matutino e vespertino. Após a análise dos dados verificou-se uma média de 29,34 (DP = 4,17) para autoestima em uma escala que varia de 10 a 40. O menor escore obtido foi de 14 e o maior foi de 40, ambos representados por um indivíduo da amostra total. Já os valores apresentados a partir do Inventário de Depressão Infantil foram uma média de 6,94 (DP = 5,69), com valores mínimos e máximos de 0 e 33, respectivamente. Das 330 crianças que participaram da pesquisa, 22 apresentaram pontuações acima de 17, o que representa 6,6% da amostra. Em relação ao sexo, identificou-se diferenças estatisticamente significativas (t (328) = 2,72; p = 0,007) nos índices de depressão (feminino: 7,71±6,33; masculino: 6,01±4,6), mas não no que se refere a autoestima (t (328) = -0,493; p = 0,622). A correlação entre os construtos foi moderada e negativa (r = -0,514; & #961; = 0,000), o que indica que quanto maior a autoestima, menor o índice de depressão. Devido à baixa quantidade de estudos na área e o número pequeno de participantes nesse estudo, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas a fim de aprofundar os resultados aqui encontrados.

Palavras-chave:
 autoestima, depressão, infância