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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 180-1

Oral (Tema Livre)


180-1

ESTUDO TRANSCULTURAL NO BRASIL E EM PORTUGAL COM A EIAPSI

Autores:
HENRIQUE, G.1, Ambiel, R. A. M.1, Taveira, M. C.2, Zanon, C.1
1 USF - Universidade São Francisco, 2 UMINHO - Universidade do Minho

Resumo:
Resumo Geral

Visto que durante o curso de Psicologia há a necessidade do estudante escolher por áreas de atuação da profissão, seja ela para a realização de estágios durante o curso ou para atuar quando formados. Nesta direção, pretende-se com este estudo relatar uma pesquisa transcultural com a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi), que visou adaptar o instrumento para o contexto português, e verificou evidências de validade baseadas na estrutura interna e precisão por consistência interna dos fatores. A pesquisa contou com duas amostras, sendo que a amostra brasileira foi composta por 392 estudantes de Psicologia, sendo 77,6% do sexo feminino, de diversas regiões do Brasil e de todos os semestres do curso. A amostra portuguesa por sua vez foi composta por 340 estudantes de Psicologia, dos quatro primeiros anos do curso e com 85% dos participantes do sexo feminino. Como instrumento foi utilizada a EIAPsi, na versão brasileira e na versão portuguesa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e os dados foram coletados de forma presencial (Brasil e Portugal), contudo uma parte da coleta brasileira ocorreu também de forma online (N=157). Os dois bancos de dados (Brasil e Portugal) foram analisados separadamente, sendo que em ambos foram realizadas a análise fatorial exploratória e a análise de confiabilidade. A partir das análises, foi visto uma pequena diferença entre a estrutura fatorial da escala nos dois países, sendo que a maior diferença encontrada refere-se aos fatores Saúde e Clínica que na versão portuguesa da escala são considerados como um único fator e na versão brasileira esses fatores encontram-se separados. Sendo assim, a versão brasileira da escala ficou com 11 fatores e a portuguesa com 10 fatores. Embora tenha havido algumas diferenças culturais, é possível considerar, a partir dos resultados encontrados, o uso da EIAPsi para os dois países.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, ensino superior, orientação vocacional, interesses profissionais, psicometria


Agência de fomento:
CNPq