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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 213-1

Oral (Tema Livre)


213-1

Relações entre adaptabilidade de carreira e autoeficácia para escolha profissional em adolescentes: evidências de validade

Autores:
ALVES, K.C.1, Miranda, A. C. C.1, Barbosa, L. F.1, Ferreira, P. C.1
1 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC) foi construída e validada para a população de estudantes universitários. Anteriormente, na ausência deste instrumento, o conceito era operacionalizado por meio de outros construtos relacionados, como a autoeficácia. Adaptabilidade de carreira refere-se à prontidão e aos recursos pessoais para lidar com tarefas e transições que ocorrem ao longo do desenvolvimento de carreira. O conceito aplica-se a todo o ciclo vital, mas derivou-se da ideia de maturidade vocacional direcionada para adolescentes. A hipótese é que a EAC pode ser apropriada para indivíduos que ainda vão realizar a primeira escolha profissional. Objetivo: O objetivo desse estudo foi verificar evidências de validade da EAC para a população de estudantes de ensino médio. Método: Participaram 74 alunos do segundo ano do ensino médio, 63,5% do sexo feminino, com média de idade de 16,07 anos (DP=0,63), que frequentavam uma escola pública do interior de Minas Gerais. A EAC e a Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional (EAE-EP) foram aplicadas junto com um questionário sociodemográfico, no primeiro semestre do ano letivo, de forma coletiva, em sala de aula. Resultados: A maior parte das correlações foi estatisticamente significativa e apresentou nível moderado. As dimensões de adaptabilidade Preocupação e Curiosidade e a Escala Total correlacionaram-se com todos os fatores e Escore Geral da EAE-EP. Confiança associou-se a três fatores e ao Escore Geral da EAE-EP e a dimensão Controle, apenas ao fator Autoavaliação e ao Escore Geral. Conclusão: Apesar das limitações do estudo, as associações entre os construtos indicam evidências de validade da EAC para estudantes de ensino médio, inclusive, por terem sido obtidas com um instrumento, a EAE-EP, que foi construído e validado diretamente para essa população. Novas pesquisas são indicadas.

Palavras-chave:
 adolescentes, desenvolvimento de carreira, orientação profissional, psicometria