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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 220-2

Poster (Painel)


220-2

Perfil das Crianças e Adolescentes que Realizaram Psicodiagnóstico no Período de 2010 a 2016

Autores:
Marasca, A. R.1, Boff, C.1
1 CIPT - Instituto Contemporâneo

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: O psicodiagnóstico refere-se a um processo científico, de tempo limitado, em que se utiliza testes e outras técnicas psicológicas a fim de identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico do indivíduo. Mostra-se um processo útil para o diagnóstico, prognóstico, encaminhamentos e melhor compreensão do caso. Objetivo: Descrever o perfil das crianças e adolescentes que foram encaminhadas para psicodiagnóstico em uma instituição de ensino no período de 2010 a 2016. Método: Trata-se de estudo transversal, documental e retrospectivo, realizado com os prontuários dos pacientes. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e o Inventário dos Comportamentos de Crianças entre 1½ e 5 anos e de Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos – CBCL, que tem como informantes os pais ou cuidadores. Os dados foram considerados através de análises estatísticas descritivas. Resultados: Um total de 537 crianças e adolescentes foi encaminhado para psicodiagnóstico, sendo 373 meninos (69,5%) e 164 meninas (30,5%). Destes, 396 tinham até 11 anos e 11 meses (74%) e 139 possuiam entre 12 anos a 17 anos e 11 meses (26%). Os principais motivos de consulta foram problemas de aprendizagem (34,2%), problemas de atenção (26%) e ansiedade/depressão (11,9%). Sendo as principais fontes de encaminhamento escolas/universidades (43,9%), médicos (21,8%) e psicólogos (13,7%). Nos resultados do CBCL de crianças entre 1½ e 5 anos, foi mais prevalente a presença de problemas internalizantes (48,1%). Já no CBCL de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, ambos os problemas internalizantes (55,8%) e externalizantes (42,3%) foram apontados. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de conhecer as principais demandas do psicodiagnóstico, a fim de promover o desenvolvimento de técnicas psicológicas para melhor atendê-las e de auxiliar na formação do psicólogo que realiza o psicodiagnóstico.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico, Ensino