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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 229-1

Oral (Tema Livre)


229-1

Evidências de validade para o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior: estudo com universitários ingressantes.

Autores:
Simone Dalbosco1,2, Acácia Angeli2
1 IMED - Faculdade Meridional, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

O presente trabalho parte da premissa de que as vivências acadêmicas do aluno ao curso superior revelam sua adaptação acadêmica, que tem interferência no rendimento e na sua formação de forma geral. Dessa forma, é relevante o estudo de medidas que avaliem o fenômeno. Fundamentado nesta prerrogativa, o estudo objetivou estabelecer as evidências de validade para o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES), com base na análise da relação com outras medidas que avaliam construtos similares. Os participantes foram universitários ingressantes de uma instituição privada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizados, além do questionário referido, a Escala de Autoeficácia Acadêmica (AEFS) e o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A amostra foi composta por 405 alunos, sendo 42% do sexo masculino e 58% feminino, com idades variando entre 16 e 55 anos, provenientes dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação. Pela análise de correlação de Pearson foram identificados índices de magnitude moderada com os instrumentos, a saber: entre o QAES e a AEFS ( < i > r < /i > = 0,53) e com o IPAA ( < i > r < /i > = 0,37). Estes resultados conferem evidências de validade ao questionário, à medida que revelam as associações que eram esperadas teoricamente com as demais medidas.

Palavras-chave:
 Autoeficácia Acadêmica , Autorregulação da Aprendizagem, Estudantes