Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 238-2

Poster (Painel)


238-2

Índices de Diferenciação do Self em Universitários Brasileiros

Autores:
CAROLINA, M.1, Marúcia Patta Bardagi1, Klara Zoz de Souza1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Resumo Geral

A diferenciação do self diz respeito à capacidade para adquirir equilíbrio entre funcionamento emocional, intelectual, intimidade e autonomia nas relações interpessoais. O processo de diferenciação do self ocorre durante todo o desenvolvimento, porém tende a ser mais proeminente na adultez jovem. Esse período geralmente coincide com a saída da casa dos pais e a entrada na universidade. A operacionalização do construto diferenciação do self foi realizada por meio da elaboração do Inventário de Diferenciação do Self – DSI, instrumento de 46 itens, divididos em 4 dimensões: reatividade emocional (responder aos estímulos ambientais com base em respostas emocionais automáticas), posição do eu (manter as crenças e convicções pessoais mesmo quando pressionado), corte emocional (temor em relação à intimidade nos relacionamentos) e fusão com outros (envolvimento emocional excessivo com os outros significativos, especialmente os pais). Este estudo objetivou obter evidências de validade e fidedignidade para o Inventário de Diferenciação do Self com uma amostra de universitários brasileiros, utilizando uma versão adaptada da escala, traduzida, adaptada e validada para a população portuguesa, além de um questionário sociodemográfico e acadêmico. Participaram do estudo, cuja coleta de dados foi online, 800 universitários, 527 mulheres (65,9%) e 272 homens (34%), entre 18 e 35 anos (M=22,7; DP=3,92), regularmente matriculados em instituições nacionais, públicas e privadas. Resultados preliminares apontam bons índices de consistência interna da escala na amostra brasileira (0,78 a 0,87), além de correlações positivas entre diferenciação do self, idade e nível de satisfação com o curso. Outros resultados mostram impacto da área de formação e do sexo nos níveis de diferenciação do self em universitários. Considera-se que estes resultados confirmam a importância da avaliação das relações interpessoais no ensino superior e suas conseqüências para a formação e o desenvolvimento global dos alunos.

Palavras-chave:
 Diferenciação do self, Universitários, Avaliação psicológica