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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 250-1

Poster (Painel)


250-1

Interesses Profissionais Expressos e Inventariados de Estudantes de Psicologia.

Autores:
DE, L.P.1, Ambiel, R.A.M.2, Martins, G.H.2
1 USF - Universidade São Francisco, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

Diferentes papéis relacionados à futura profissão são vivenciados pelos jovens universitários até sua integração no ambiente de trabalho. Neste contexto os interesses profissionais se mostram norteadores e motivadores para se alcançar objetivos e podem ser preditores significativos de alto desempenho e sucesso. Este estudo pretendeu realizar uma comparação entre os interesses expressos e inventariados de estudantes de Psicologia por áreas específicas da profissão. Participaram 392 universitários, em sua maioria do sexo feminino (77,6%), de diversas regiões do Brasil, cuja idade média foi de 24,19 (DP=7,02) variando entre 18 a 60 anos. Foi aplicado um questionário de identificação, contendo as áreas de intenção dos participantes em atuar quando formados, além da Escala de Interesses por Áreas da Psicologia – EIAPsi. Os dados foram coletados presencialmente no formato lápis e papel (N=235) e no formato online através do aplicativo Google Drive (N=157). Foi realizada uma Análise de Variância entre os fatores da EIAPsi e as áreas de intenção dos estudantes. Os resultados revelaram que os estudantes de Psicologia com interesses expressos em uma determinada área apresentaram maiores pontuações no fator da EIAPsi (interesses inventariados) correspondente a esta área. Por exemplo, o grupo de pessoas que marcou ter intenção em atuar na área Organizacional apresentou maior pontuação no fator Organizacional da EIAPsi quando comparado com os grupos que expressaram intenção por outras áreas. Sendo assim, constatou-se este fato em todas as áreas investigadas corroborando com o que antes era esperado. Quanto às contribuições deste estudo, a primeira trata da apresentação de um instrumento padronizado e amplo o bastante para se compreender a diversidade da atuação profissional do psicólogo no Brasil. A segunda, foi a percepção de que há áreas em que os alunos desconhecem como possíveis de se atuar na Psicologia indicando necessidade de maior atenção das universidades a esta questão.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, ensino superior, orientação vocacional, psicometria